segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Sapateiro Pobre

Havia um pobre sapateiro que trabalhava imenso na sua oficina, consertando o calçado de seus clientes para ganhar o pão de cada dia para a sua família.
Um dia, recebeu a visita de um mendigo que lhe disse:

-Viva, meu caro Senhor! Venho pedir-lhe um favor: Sou muito pobre e como não tenho como que pagar, peço-lhe por caridade, para reparar gratuitamente estas minhas sandálias, pois estão bastantes estragadas e não tenho outras.

-Mas como posso arranjar-lhe as suas sandálias, sem que me pague o justo valor! Não vê que também sou pobre e infeliz? Tenho que trabalhar o dia todo, e às vezes ao serão, para sustentar a minha mulher e filhos.

-Pois, eu compreendo que seja pobre, mas não entendo por que é infeliz. Então peça-me o que necessita para ser feliz, que eu lho darei, em troca do arranjo das minhas sandálias.

O sapateiro desconfiado da oferta, respondeu:

-Se me der 1.000 moedas de ouro já poderei ser feliz.

-Dar-lhe-ei 10.000 se me der em troca as suas pernas.

-Mas, de que me servirão as 10.000 moedas de ouro se fico sem as minhas pernas?...

-Posso dar-lhe 100.000 se me der os seus braços.

-Mas sem pernas e sem braços de que servem as 100.000 moedas de ouro?

-Aumentarei a oferta, dar-lhe-ei um milhão de moedas se me der os seus olhos.

-Olhe, meu bom senhor: poderá oferecer-me mais ainda, todo o dinheiro do mundo! Mas de que serviria ele, se nada poderia fazer, nem sequer contemplar minha esposa e meus filhos?!...

E Deus assim disfarçado de mendigo, sorriu e disse-lhe:

-O meu querido filho, como dizes então que és pobre e infeliz se aquilo que te dei e que já desfrutas, vale muito mais do que toda a riqueza do mundo?... Braços, pernas, olhos..., não será a maior riqueza e felicidade?

Como somos todos tão ricos... e, tantas vezes, ingratos, não caímos na conta da nossa riqueza e felicidade!...

Sem comentários: