quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo Mensageiros :)

http://picasion.com/

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos… Mas a beleza da caminhada depende dos que vão connosco! 

 Assim, neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos… Em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor. Que 2016 nos encha de novas esperanças, que a chama da fé em Jesus Cristo resplandeça em nossas vidas e que o fulgor dos nossos corações unidos intensifique a manifestação de um Novo Ano repleto de vitórias! Também desejamos que o resplendor dessa chama seja como uma tocha que ilumina nossos caminhos para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor! 

 A todos nós MENSAGEIROS que temos o mesmo ideal desejo que as experiências próximas de um Ano Novo nos sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. 

 Obrigado Senhor por todos os momentos vividos pelo grupo este ano & que o Novo Ano venha cheio de novas esperanças!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Jesus Nasceu - Feliz Natal


"Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um salvador, que é o Messias Senhor” (Lc 2, 11)

 Jesus nasce e renova a mensagem de que estará connosco até ao fim dos tempos, porque um Natal feliz, é um Natal com Cristo Jesus. 

 Desejamos um Santo dia de Natal, repleto de paz e amor para todos!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

20ª Missa no Lar D. Pedro V – 31 de Outubro de 2015


    “Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti”. Já são 10 os anos que caminhamos com este lema e que usamos este nome que é ser Mensageiro.

    Por coincidência, ou não, demos início ao nosso dia de aniversário junto dos idosos do Lar D. Pedro V. Somamos, no nosso dia de aniversário, 20 Eucaristias animadas naquela capela. A sua companhia, o seu sorriso e palavras de carinho, também fazem parte da nossa história.

    A todas as pessoas que nos acompanham no Lar D. Pedro V, ao seu capelão, um obrigado por sempre se lembrarem de nós, fazendo com que possamos pôr os nossos dons a render em serviço dos outros.

"Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé."

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Musical Infantil - Festas das Lajes 2015


    No mês de Outubro, a convite da Comissão das Festas de Nossa Senhora do Rosário 2015, o Grupo organizou um espetáculo para atuar no Arraial Infantil, que se realizou no dia 09 de Outubro, integrado no programa das Festas. Este espetáculo teve como principal objetivo proporcionar ao público mais novo momentos de magia e alegria numa noite programada especialmente para eles, na companhia dos seus personagens de animação preferidos. 

    O espetáculo estava dividido em duas partes, primeiramente atuaram o grupo “OS FISGAS”, um grupo de animação a crianças formado por quatro membros dos Mensageiros e um convidado. Posteriormente realizou-se um musical composto pelas personagens da Disney mais acarinhadas pelas meninas mais pequeninas, designadamente, as Princesas da Disney, as suas Fadas Madrinhas e os personagens do Frozen, um dos mais recentes e conhecidos filmes da Disney. Este grupo é constituído por membros dos Mensageiros e outros convidados. Nesta última parte do espetáculo, os diversos personagens cantaram e dançaram algumas das mais belas músicas da Disney, que tanto encantam as crianças. 

    No final do espetáculo, todos os participantes disponibilizaram para tirar fotos com o público, para que assim, as crianças tivessem uma recordação junto da sua personagem de animação preferida. Agradecemos assim, o convite realizado pela Comissão das Festas de Nossa Senhora do Rosário 2015. É sempre muito gratificante para nós podermos dar algo mais à nossa comunidade. 

    Queremos agradecer também o apoio prestado pela Cabeleireira Verónica Marques, por se disponibilizar a pentear as nossas princesas e fadas madrinhas, a Sílvia Gaspar por nos ajudar na maquilhagem de algumas das nossas princesas e a todos os que nos ajudaram na organização do espetáculo, nomeadamente a preparar o vestuário, entre outros pormenores. 

    Por fim, queremos deixar um especial agradecimento aos participantes do espetáculo que não são membros dos Mensageiros, mas que não se importaram de nos disponibilizar um bocadinho do seu tempo e aceitaram o nosso convite, para tornar este espetáculo mais bonito e brilhante.











"Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver."

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Procissão Solene em honra de N.ª Senhora do Rosário & São Miguel Arcanjo - Outubro de 2015


    No dia 4 de Outubro decorreu a Missa festiva e a Procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e do nosso padroeiro São Miguel Arcanjo. Apesar das ameaças constantes que o tempo poderia piorar ao sair da igreja, o povo manifestou a sua fé e participou activamente dando uma mensagem de unidade paroquial. É disso exemplo a organização dos andores, a participação da catequese paroquial, a decoração do trajecto da procissão com tapetes, arco, bandeiras, faias e colchas. 


    Que todo esse testemunho de fé se espalhe por toda a nossa comunidade paroquial e que todos sintam o dever cristão de participar cada vez mais activamente nesta festa. Um bem-haja a todos pelo gesto nobre do serviço prestado à comunidade Lajense.

" A alma de Maria esteja em cada um de vós, para louvar o Senhor; o espírito de Maria esteja em vós para regozijar em Deus."

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Realização do Andor de São Gabriel


    Este ano ficamos responsáveis pela ornamentação do andor do Arcanjo São Gabriel. Inspirámo-nos no tema “Convite de Deus”, pois foi São Gabriel quem fez o convite que viria a mudar o mundo. O convite para Maria ser a mãe do Filho de Deus. 

    Foi um projecto realizado exclusivamente pelos nossos membros, pois quando damos uso aos nossos dons podemos realizar maravilhas. Foi bastante trabalhoso e exigiu muito de cada um de nós, mas é na beleza do trabalho em grupo que no fim podemos apreciar os seus frutos, vendo que o nosso andor foi construído com o contributo de cada um de nós. 














 Entrega os teus dons ao Senhor e farás maravilhas!

Andor de São Gabriel 2015 - Explicação


    O nosso grupo comprometeu-se a preparar e a ornamentar o andor de São Gabriel, tendo escolhido como tema central a transmitir: “O Convite de Deus”


(projecto do andor - desenho realizado pelo mensageiro Nuno Parreira)

    A escolha deste tema relaciona-se com o facto deste ano, mais propriamente no final do mês de Outubro, o nosso grupo ter celebrado o seu 10º aniversário e de São Gabriel ser o Mensageiro de Deus, mas, principalmente, com o facto deste mesmo Arcanjo ter feito o convite a Maria para ser a Mãe de Cristo.

    No Novo Testamento pode ler-se a anunciação e convite de S. Gabriel a Maria, que aceitou gerar no seu ventre a Salvação do mundo. 

«Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». Disse-lhe o anjo «Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo». Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» 
(Lc 1, 28, 31-32, 38) 

    Na estrutura do andor encontram-se edificados vários elementos que irão ser aqui descritos para a melhor compreensão do tema. 





    -Todo o andor está forrado de verde. Esta cor simboliza a esperança na salvação do mundo após o “sim” de Maria mas também a cor do nosso grupo. 

    -As gavetas abertas a ladear o andor representam o facto de Maria não guardar a Mensagem do amor de Deus só para si, transmitindo-a a todos que com ela se cruzam sendo essa mesma mensagem transmitida por nós enquanto grupo ao longo dos nossos 10 anos de existência. 

    -A pomba simboliza a paz. S. Gabriel é o Mensageiro da Boa-nova e a ele associada está a imagem da pomba que leva a mensagem mais longe. A imagem da pomba escolhida para se fazer representar no andor é um dos símbolos mais importantes do grupo fazendo assim uma ligação entre nós e a pomba da paz que leva a mensagem de Cristo aos 4 quantos do mundo!

    -Os convites espalhados pelo andor simbolizam o convite feito por Deus através de S. Gabriel a Maria para ser a Mãe do Filho de Deus. 

    -As maçãs presentes nos arranjos florais representam o fruto da Salvação do mundo que Maria gerou no seu ventre e os frutos alcançados pelo grupo ao logo dos 10 anos de caminhada em Cristo. 

    -Por fim, as flores brancas presentes remetem para a pureza de Maria ao aceitar sem reservas o convite feito por este Arcanjo e a pureza da mensagem divina transmitida a nós cristãos. As flores cor-de-laranja representam a presença do Espírito Santo no “sim” de Maria e a descida deste mesmo espírito sobre nós.

Que sob a graça de São Gabriel consigamos transmitir a sua mensagem divina e de fé a todos os nossos irmãos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Tradicional Tapete das Festas das Lajes


    A preparação para a Procissão em Louvor de Nossa Senhora do Rosário e de São Miguel Arcanjo passa pela ornamentação do andor do Arcanjo São Gabriel, o qual estamos responsáveis por levar na Procissão, e por preparar o material para a elaboração do tapete em frente à Igreja Paroquial. 

    Relativamente ao tapete pelo qual estamos responsáveis, uma semana antes da festa, preparamos todo material necessário, nomeadamente, tingir o farel. Toda esta preparação, para além de embelezar mais a Procissão, serve para desenvolvermos o nosso trabalho em grupo e promover a união. 








    No dia da procissão juntamo-nos horas antes para fazer o nosso tradicional tapete, em frente à Igreja Paroquial. Após um grande trabalho em equipa marcado pela boa organização e disposição, fizemos este serviço de entrega e louvor ao nosso Padroeiro e a Nossa Senhora do Rosário, desde a Igreja até casa do Srª. Fátima Morgado. De referir que, embora o tempo não estivesse nada favorável à realização dos tapetes, os caminhos da nossa Vila ficaram lindos com o trabalho de toda a comunidade. 






O tempo é bem utilizado, quando é utilizado para Deus.