segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Andor de São Gabriel 2015 - Explicação


    O nosso grupo comprometeu-se a preparar e a ornamentar o andor de São Gabriel, tendo escolhido como tema central a transmitir: “O Convite de Deus”


(projecto do andor - desenho realizado pelo mensageiro Nuno Parreira)

    A escolha deste tema relaciona-se com o facto deste ano, mais propriamente no final do mês de Outubro, o nosso grupo ter celebrado o seu 10º aniversário e de São Gabriel ser o Mensageiro de Deus, mas, principalmente, com o facto deste mesmo Arcanjo ter feito o convite a Maria para ser a Mãe de Cristo.

    No Novo Testamento pode ler-se a anunciação e convite de S. Gabriel a Maria, que aceitou gerar no seu ventre a Salvação do mundo. 

«Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». Disse-lhe o anjo «Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo». Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» 
(Lc 1, 28, 31-32, 38) 

    Na estrutura do andor encontram-se edificados vários elementos que irão ser aqui descritos para a melhor compreensão do tema. 





    -Todo o andor está forrado de verde. Esta cor simboliza a esperança na salvação do mundo após o “sim” de Maria mas também a cor do nosso grupo. 

    -As gavetas abertas a ladear o andor representam o facto de Maria não guardar a Mensagem do amor de Deus só para si, transmitindo-a a todos que com ela se cruzam sendo essa mesma mensagem transmitida por nós enquanto grupo ao longo dos nossos 10 anos de existência. 

    -A pomba simboliza a paz. S. Gabriel é o Mensageiro da Boa-nova e a ele associada está a imagem da pomba que leva a mensagem mais longe. A imagem da pomba escolhida para se fazer representar no andor é um dos símbolos mais importantes do grupo fazendo assim uma ligação entre nós e a pomba da paz que leva a mensagem de Cristo aos 4 quantos do mundo!

    -Os convites espalhados pelo andor simbolizam o convite feito por Deus através de S. Gabriel a Maria para ser a Mãe do Filho de Deus. 

    -As maçãs presentes nos arranjos florais representam o fruto da Salvação do mundo que Maria gerou no seu ventre e os frutos alcançados pelo grupo ao logo dos 10 anos de caminhada em Cristo. 

    -Por fim, as flores brancas presentes remetem para a pureza de Maria ao aceitar sem reservas o convite feito por este Arcanjo e a pureza da mensagem divina transmitida a nós cristãos. As flores cor-de-laranja representam a presença do Espírito Santo no “sim” de Maria e a descida deste mesmo espírito sobre nós.

Que sob a graça de São Gabriel consigamos transmitir a sua mensagem divina e de fé a todos os nossos irmãos.

Sem comentários: