segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conclusão do Ano Pastoral - “Comunicação Social e Nova Evangelização”


    Terminou no passado dia 4 de Outubro o Ano Pastoral 2013-2014, com o tema “Comunicação Social e Nova Evangelização”. O objectivo geral do Ano Pastoral era o de promover a Pastoral da Comunicação como resposta aos grandes desafios da Nova Evangelização de hoje. 

    Após reuniões de preparação e reflexão com o nosso Pároco Pe. António Rocha, o nosso grupo não ficou alheio a este tema e criou um conjunto de objectivos para todo o ano, tendo sido todos eles cumpridos. Começamos por tentar aperfeiçoar os meios de nova evangelização que já dispúnhamos, o blog e o meocanal. 
    De seguida, iniciámos a gravação de vídeos reflexivos pelo Pe. António para colocar no meocanal, no blog e no facebook do grupo. Gravamos e publicamos até então 11 vídeos, sendo que será uma actividade a continuar, pois é da vontade tanto do grupo como do Pároco.

    Também no âmbito deste Ano Pastoral, publicaremos um vídeo com todas as actividades que o grupo realizou durante este ano, de forma a aproveitar os meios que dispomos para captar a atenção dos jovens e tentar (re)acender neles a chama da fé.

    Por fim, publicamos trimestralmente o nosso Jornal Trimestral, para que através dele pudéssemos atingir todos aqueles que não nos podem acompanhar, seja pela Internet ou Meocanal, para, assim, alcançarmos um maior leque de pessoas. 
    Para nós foi um desafio extremamente enriquecedor, mas também um desafio cumprido, pois graças aos novos meios de comunicação e com as actividades que nos propusemos a realizar durante todo o Ano Pastoral, conseguimos levar a nossa mensagem a cada vez mais pessoas de várias faixas etárias, vários grupos sociais e com várias ideologias. Assim, com a graça do Espírito Santo, conseguimos ser verdadeiros mensageiros da mensagem do Amor de Jesus.

Agora cabe a nós acolhermos o novo Ano Pastoral 2014-2015, com o tema “Da Alegria do Evangelho à saída Missionária da Igreja”.

Sem comentários: