sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vocação do apóstolo Paulo

   No dia 25 de Janeiro, celebramos a «Conversão de São Paulo» e a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma boa ocasião para contemplar esta figura excepcional em que se espelha a figura de Cristo e a vocação apostólica de todo o cristão.


Dez «palavras» de Paulo
    1. A mim, o menor de todos os santos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo (Efésios 3,8).

   2. Fiz questão em não pregar o evangelho onde já tinha sido invocado o nome de Cristo (Romanos 15,20).

   3. Anunciar o evangelho não é título de glória para mim; é, antes, uma necessidade que me impõe. Ai de mim se eu não anunciar o evangelho! (1 Coríntios 9,16).

   4. Ainda que livre em relação a todos fiz-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível (1 Coríntios 9,19).

   5. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2,20).

   6. Eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e completo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja (Colossenses, 1,24).

   7. Quanto a mim não aconteça gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo... Pois eu trago em corpo as marcas de Jesus (Gálatas 6,14.17).

   8. Deus me é testemunha de que eu vos amo a todos com a ternura de Cristo Jesus (Filipenses 1,8).

   9. Eu servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas, e no meio das provações... E nada do que vos pudesse ser útil eu negligenciei... (Actos 20,19-20).

   10. Sede meus imitadores, como eu mesmo o sou de Cristo (1 Coríntios 11,1).

«Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.»

Sem comentários: