quinta-feira, 21 de maio de 2015

Actividade de Grupo - Maio de 2015


    No dia 10 do presente mês o nosso grupo realizou, durante a manhã, a sua atividade de grupo bimestral. Organizada por uma dupla de voluntários a atividade começou com um momento de preparação para as Celebrações das aparições de Fátima, sendo, numa segunda fase, as restantes atividades mais direcionadas para a vivência em grupo, passando por momentos de debate, animação e, também, meditação. No final, e como conclusão de uma manhã inteira em grupo, almoçamos em conjunto. 

    Este tipo de atividades servem para fomentar a união do grupo, o trabalho em equipa e para nos centrarmos um pouco em nós, para continuarmos a nossa missão de sermos Mensageiros do Reino de Deus a todos que connosco se cruzarem.  






“Somos mensageiros, somos instrumentos, tocando sempre ligeiros tantos sentimentos!”

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Missa Casa de Saúde do Espírito Santo – Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus


    Como já referimos em atividades anteriores, neste Ano Pastoral 2014-2015, com tema “Da alegria do Evangelho à saída missionária da Igreja” e seguindo as orientações do Papa Francisco na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, é-nos impulsionada a ideia de que a Igreja deve sair e ir ao encontro dos "descartáveis" e dos “excluídos”, daquelas pessoas que são consideradas “sobrantes”. Neste sentido, os Mensageiros delinearam uma série de atividades que permitem que sejamos uma “igreja em saída” e que, tal como o Papa Francisco nos pede, vamos de encontro às periferias.

    No dia 3 de Maio, dia em que se celebrou o Dia da Mãe, fomos animar a Eucarística na Casa de Saúde do Espírito Santo. Fomos acolhidos com imensa alegria e entusiasmo, tanto por parte das pessoas presentes como por parte das Irmãs Hospitaleiras. 

    Olhando para os rostos cansados da doença, cansados da solidão, cansados da vida, vemos uma igreja “ferida”, uma igreja que precisa de “curar as feridas”, como refere o Papa Francisco. É nesses rostos que devemos, também, focar a nossa evangelização, dando um pouco do nosso tempo, do nosso canto, da nossa alegria, dos nossos sorrisos, para que haja uma renovação e uma revitalização espiritual, de forma a esses mesmos rostos se tornarem rostos e corações alegres em Jesus Cristo. 

    Continuaremos ao longo de todo o ano a realizar uma série de atividades que vão de encontro a este Ano Pastoral, de forma a nos enriquecermos enquanto jovens cristãos.




«Saiamos, saiamos, para oferecer a 
todos a vida de Jesus Cristo»
(Papa Francisco, AE-49)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Missa no Lar D.Pedro V - 25 de Abril de 2015


    Nós no passado dia 25 de Abril fomos com muito agrado novamente animar a Eucaristia de sábado ao Lar D.Pedro V.
    É sempre especial para nós irmos cantar naquela celebração, pois somos recebidos com muito carinho e conseguimos dar um pouco de nós àqueles que mais necessitam. Muito obrigado pelo convite e aguardamos com alegria uma próxima visita!

Que Deus ilumine todos aqueles idosos com uma luz de esperança e de amor. 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Terço do III Domingo do Espírito Santo - 20 de Abril DE 2015






Espírito Santo abre os nossos corações à tua sabedoria.
Faz-me ver a vida com olhos maiores que os da razão.
Abre-me à tua experiência e à tua vida.

sábado, 9 de maio de 2015

Semeador do mês de Maio*

Já se encontra disponível o Jornal da nossa Paróquia “O Semeador” referente ao mês de MAIO* no nosso Blog ;D
Se pretender receber mensalmente o jornal paroquial em sua casa faça a sua solicitação junto da nossa Igreja Paroquial. 

Faça parte deste meio de evangelização e adquire já o seu exemplar.

VI Domingo da Páscoa | Ano B - REFLEXÃO


    A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por acção dos discípulos de Jesus.

    A segunda leitura (1 Jo 4, 7-10) apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: “Deus é amor”. A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser “filho de Deus” e “conhecer a Deus” é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar os irmãos.

    No Evangelho (Jo 15, 9-17), Jesus define as coordenadas do “caminho” que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história… Eles são os “amigos” a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.

    A primeira leitura (Actos 10, 25-26.34-35.44-48) afirma que essa salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem excepção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher a oferta que ele faz.

"O Senhor manifestou a salvação a todos os povos."

sexta-feira, 1 de maio de 2015