segunda-feira, 18 de abril de 2016

Semeador do mês de ABRIL*

Já se encontra disponível o Jornal da nossa Paróquia “O Semeador” referente ao mês de ABRIL* no nosso Blog ;D
Se pretender receber mensalmente o jornal paroquial em sua casa faça a sua solicitação junto da nossa Igreja Paroquial. 

Faça parte deste meio de evangelização e adquire já o seu exemplar.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Adoração ao Santíssimo Sacramento - Quinta-feira Santa


    No dia 24 de Março diante do Santíssimo Sacramento o nosso grupo entre meditações e cânticos encontrou-se com Jesus naquela noite especial para toda a Igreja. Tivemos a oportunidade única de parar e rever a nossa vida à luz da fé em Jesus Cristo que se entregou e morreu por cada um de nós. Em meio às tribulações, dores e sofrimentos do tempo presente, são momentos como este que encontramos a verdadeira paz no amor e na infinita misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado Senhor por mais este momento na tua companhia em permanente vigília.


«De madrugada, ainda escuro, Jesus levantou-se e saiu; foi para um lugar solitário e ali pôs-se em oração» 
(Mc 1,35).

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Missa de Lava-pés - 24 de Março de 2016





(Fotos do Grupo de Jovens Arcanjos)

"Dei-vos o exemplo, para  que façais a mesma coisa que eu fiz"
Jo 13,15

domingo, 3 de abril de 2016

“Felizes os que acreditam sem terem visto” (Jo 20, 29)


    O encontro da comunidade cristã é a maior prova de que Jesus está vivo! 

    Nestes dias em celebramos Páscoa, de forma mais manifestável, como também ao longo de todo o ano, as leituras dos Evangelhos apontam-nos para a ressurreição, passagem da morte para uma Vida Nova. 

    O encontro é essencial para a vivência da ressurreição. Não há vida nova sem encontro e pudemo-lo reconhecer em várias ocasiões na vida terrena de Jesus: o encontro com os discípulos, com a Samaritana, com Zaqueu, com a mulher adultera, com os leprosos, os cegos, as periferias humanas da sociedade… todos conquistaram uma vida diferente porque é impossível ficar indiferente ao olhar, ao aceno, à Palavra, ao toque, ao abraço, à presença: ao encontro com Jesus. A própria cruz ganha nova vida, novo sentido. Se antes era instrumento de morte, após o encontro e o encosto com o Deus-Homem, é transformada em símbolo de amor, de vida, de (ultra)passagem para um patamar mais próximo Deus. 

    Também, é no encontro com Jesus ressuscitado que os discípulos, escondidos, cada qual no seu canto com medo dos judeus, refugiados da fé, pensados julgados pelo engano com a morte do seu Mestre, ressuscitam, depois de terem recebido o Espírito Santo. Sentem-se cheios de coragem que partem, sem medo, na missão da evangelização, difundindo a Boa-Nova a todos os homens. 

    O medo é inimigo da fé e leva-nos à solidão, ao desânimo. Estagna-nos na dúvida, torna-nos incrédulos. Fecha-nos à graça da comunidade, torna-nos ovelhas perdidas, fora do rebanho sem pastor. O discernimento do encontro com o Ressuscitado é pessoal. Cada qual tem o seu ritmo, a sua etapa, o seu caminho. Mas é integrado na comunidade que a bênção do Espírito dá força para agir e liberta o medo, para que possamos contemplar a plenitude da Verdade. É o Espírito que anima cada pessoa e faz-nos sentir Igreja, comunidade, que é o corpo Jesus Ressuscitado. 

    À semelhança de Tomé, que vacilou na fé, necessitou de tempo, de ver e tocar Jesus para acreditar, muitas vezes, na nossa vida, deixamo-nos dominar pela dúvida, pelo desânimo. Mas, do mesmo modo que Jesus, deixando-se examinar, não desistiu de Tomé, até que Tomé dissesse “Meu Jesus e meu Deus”, também Ele não desiste de nós. 

    “Felizes os que acreditam sem terem visto” é uma realidade que estimula quem procura uma fé firme. Quem acredita sem ter visto, vive a alegria pascal a cada instante da sua vida. Se acreditássemos verdadeiramente na ressurreição, a união na Igreja seria mais autêntica, mais forte e muitos dos problemas que ocupam a Igreja não existiriam. Se acreditássemos verdadeiramente na ressurreição, seríamos eternos discípulos da Boa Nova, levando a Luz do Ressuscitado a todas as partes. A notícia da Ressurreição deve ser o centro do cristianismo e é na Igreja que nos brota a força para removermos as pedras dos sepulcros da nossa vida e ajudarmos tantos “Tomés” que ainda vacilam. 

    Procuremos não perder o sentido da novidade radical que é Jesus e que o encontro com Ele seja o princípio da novidade do nosso dia, razão suficiente para vivermos na alegria da eterna Páscoa. Que no nosso interior haja sempre um grito de ressurreição, disponível a dar ao outro. Anunciar a ressurreição de Jesus é anunciar a Sua misericórdia… e tantos são os que precisam deste testemunho. 

Jorge Pinheiro Sousa (Seminarista)

sábado, 2 de abril de 2016

Procissão do Senhor dos Passos - 20 de Março de 2016


    No dia 20 de Março decorreu o Domingo de Ramos com a Procissão de Passos que percorreu os quadros da Via-Sacra colocados na artéria principal. Em cada estação havia um quadro vivo encenado pela catequese paroquial.
   Cada quadro e cada representação foram momentos oferecidos à comunidade paroquial para acompanhar os passos de Cristo e sentir de perto o grande sofrimento de Maria ao seguir o seu filho pela via dolorosa.
    Que neste inicio de Semana Santa tenhamos contemplado esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.




"Pela via dolorosa
que é a estrada do horror
como ovelha veio Cristo
Rei e Senhor"

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia Mundial da Juventude da XXXI JMJ - 20 de Março de 2016


    Celebramos o Dia Mundial da Juventude de este ano na freguesia de São Mateus. Organizado pelo GJ da freguesia vivemos horas de alegria em juventude. No Domingo de Ramos meditamos naquela que é a semana principal para todos os cristãos: a semana santa. 
    Após a Procissão de Ramos do Porto de Pescas até à Igreja Paroquial, ao longo da qual fomos entoando cânticos de louvor, celebramos a Eucaristia como sendo um só. 
    Queremos dar uma palavra de congratulação e agradecimento ao Grupo de Jovens de São Mateus pelo trabalho desempenhado. Estava tudo organizado ao pormenor e ajudou-nos a viver mais intensamente este dia. 
    Esperamos que a força da juventude da nossa Ilha se torne visível não só em dias como estes, mas que, cada vez mais, seja visível na vida das suas comunidades.




























"Enquanto mil vozes ressoam por ai
Hosana ao que vem em nome do Senhor
Com um alento de grande exclamação
Proclamam com voz triunfal"