sábado, 17 de dezembro de 2016

1º Dia | Nascer? - Novena de Natal



Textos para imaginar 
    Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro e chegou à montanha de Deus, ao Horeb. O anjo do SENHOR apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça. Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada. O SENHOR viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!». Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa. Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egito, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspetores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa». (Do Livro do Êxodo) 

    Lembrar a história do que quero contemplar: como as Três Pessoas divinas olhavam toda a superfície do mundo, cheia de gente. Vendo como todos desciam ao inferno, determinam, em sua eternidade, que a Segunda Pessoa se faça homem, para salvar o género humano. Assim, chegada a plenitude dos tempos, o anjo Gabriel foi enviado a Nossa Senhora. (Dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola, nº 102) 

    Tira as sandálias dos pés Para se aproximar de Deus, Moisés tem que se descalçar e tocar no chão. Começa esta novena por te descalçares. 
     Em que fase da vida estás? Como está o mundo à tua volta? Onde tens os pés? 
    Conheço, na verdade, os seus sofrimentos Por vezes, conhecemos melhor uma pessoa pela sua maneira de reagir. 
    Repara como Deus reage à situação do povo. O que é que isso te diz sobre quem é Deus? 

Que a Segunda Pessoa Se faça homem 
    Inácio propõe que imaginemos a maneira como a Trindade olha o mundo. Imagina esta conversa entre Pai, Filho e Espírito Santo. Vê como a Trindade fala e Se compromete com o destino do mundo. E tu: como falas do mundo à tua volta?

Sem comentários: