quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Acreditar & Agir (Reflexão)


    Um viajante caminhava há muito tempo e chegou à margem de um grande lago da águas cristalinas. O seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. Estava nisto, quando ouviu a voz de um homem de avançada idade. Era um barqueiro, que se oferecia para o transportar. O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho.

    O homem apercebeu-se de uns sinais, que lhe pareciam ser letras, em cada remo. E quando entrou no barco, pôde observar que se tratava de duas palavras. Num deles estava lavrada a palavra «acreditar» e no outro «agir». Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou as razões daqueles nomes originais dados aos remos.

    O barqueiro pegou no remo chamado «acreditar» e, remando com toda a força, o barco começou a dar voltas, sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo «agir» e remou, de igual modo, com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem avançar nada. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou-os simultaneamente o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, e chegou ao seu destino: a outra margem. Então o barqueiro disse ao viajante:

Este barco é a «autoconfiança». O porto chama-se «realização». É preciso «acreditar» e também «agir» para que possamos alcançá-lo!

Sem comentários: