Decorriam os primeiros dias do ano de 2018 e o nosso grupo tomou a decisão de planear o que seria a primeira peregrinação em grupo aos Santuários de Fátima, Braga e Santiago de Compostela. Ao longo de todo o ano de 2018 e início de 2019 o grupo trabalhou em prol dese objetivo, realizando vários angariações de fundos através de 4 take-aways, participação em feiras da época, realização de passagem de modelos e venda de rifas.
Em todos esses eventos fomos acarinhados com a ajuda, entrega e dedicação de dezenas de pessoas que nos deram o seu “sim” para que a nossa peregrinação fosse possível. Sem a ajuda delas, não teríamos conseguido fazer tantos eventos e, consequentemente, angariar as verbas necessárias!
Teríamos tantos nomes para nomear e agradecer, mas fomo-lo fazendo à nossa maneira, à boa moda dos Mensageiros! De qualquer forma, elas sabem quem são e aqui deixamos novamente a nossa sentida gratidão por tudo! Da mesma forma que somos gratos com aqueles que nos ajudaram a concretizar os nossos eventos, não menos importante vai o nosso agradecimento a todos aqueles que “religiosamente” contribuíram em todos os nossos eventos através da compra dos nossos produtos!
Primeiramente às nossas famílias, direta e alargada, que assumiram este projeto como sendo também deles, e a todas as pessoas da nossa comunidade, comunidades vizinhas, seguidores e amigos do grupo que, com a sua generosidade, permitiram que conseguíssemos arrecadar o valor necessário à nossa peregrinação em grupo. Um sentido agradecimento a vós também, que o Senhor vos recompense pela vossa generosidade! Após a realização de todos os eventos e de um planeamento pormenorizado de toda a programação da semana, chegou o dia de darmos início a esta peregrinação!
Deixamo-vos, de uma forma o mais resumida possível, um relato destes lindos dias vividos em grupo! Começar por dizer que foram 14 mensageiros que nestes 8 dias levaram o seu nome e a sua mensagem além-mar, mas acima de tudo, trouxeram novas experiências, novos conhecimentos e uma renovada espiritualidade à nossa Paróquia. Entre os dias 3 e 5 de Fevereiro, o grupo esteve alojado a 5 minutos do Santuário de Fátima, onde foram vividas a maioria das horas do nosso dia. Com as mais variadas experiências, entre elas: a reza do terço na Capelinha das Aparições, a Veneração dos Pastorinhos, a adoração ao Santíssimo na Capela do Santíssimo Sacramento (onde podemos beber de uma fé que vive), a ida ao Museu interativo, Museu de Cera, Exposição Fátima Luz e Paz, Via Sacra, realizando todo o percurso que os pastorinhos realizavam desde casa até ao agora Santuário, locais onde pudemos aprender imenso com os testemunhos de fé e de espiritualidade que nos foram sendo dados. A par destas experiências, tivemos também os momentos preparados pelo grupo para o grupo, com a adoração em grupo na Capela do local onde ficamos alojados, a oração da noite e a realização de avaliações diárias do que o grupo estava a viver.
Ainda no dia 5 de Fevereiro fomos rumo a Braga, fazendo antes uma paragem pelo Porto, onde nos encontramos com o nosso bom amigo o Frei Renato da Cruz, e também por Guimarães, dando assim a oportunidade ao grupo de conhecer, embora que por pouco tempo, mais alguns locais. Chegados a Braga, demos continuidade à nossa experiência de fé. A cada dia os membros do grupo, que já haviam sido divididos aos pares, prepararam as orações da manhã e da noite que seriam realizadas ao longo da semana. Em Braga começamos por conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, onde pudemos realizar reflexões individuais e ainda estar algum tempo com Jesus Eucaristia, que se encontrava em adoração. Tivemos também o contacto extremamente enriquecedor com a Pastoral Universitária da Universidade do Minho, que nos recebeu de braços abertos, celebramos a Eucaristia intimamente com eles e tivemos a partilha de testemunhos de ambos os grupos. Agradecer também a eles a sua hospitalidade! Ainda no primeiro dia em Braga tivemos um momento de conhecimento e aprofundamento sobre a vida, história e devoção a Santiago de Compostela.
Já no dia seguinte, dia 7 de fevereiro, acordamos cedinho para irmos rumo ao nosso próximo objetivo da peregrinação: Santiago de Compostela. Aproveitamos também este percurso para fazermos paragem em Ponte de Lima e em Valença, terras cheias de história e um dos locais “obrigatórios” de passar para quem faz o caminho de Santiago em Portugal. Chegados a Espanha, tivemos uma profunda experiência em grupo, desde toda a espiritualidade que se sente nesse local, bem como uma sensação de objetivo atingido, pois após mais de um ano de trabalho tínhamos chegado aos 3 pontos distintos que tínhamos assumido que iríamos passar. E que bem soube esta “conquista”! Ainda em Santiago realizamos a visita à Catedral onde pudemos usufruir do espaço que nos envolvia para uma reflexão pessoal sobre a vida e entrega de São Tiago, bem como absorver todas as bonitas mensagens com que nos íamos cruzando em toda a Catedral. Foi uma experiência única e muito enriquecedora para todo o grupo. Regressados a Braga terminamos o dia com uma atividade intitulada “os dons”.
Nos últimos dois dias do grupo em Braga, 8 e 9 de fevereiro, aproveitamos para fazer uma grande caminhada toda ela também reflexiva até ao Santuário do Bom Jesus do Monte, onde pudemos apreciar um dos mais icónicos monumentos de Braga, bem como um locais com a vista mais bela sobre a cidade. Após toda a caminhada com muitas emoções pelo caminho, aproveitamos para fazer um pequeno piquenique no jardim circundante ao Santuário. Para além disso, a nível local, aproveitamos esses dois dias para conhecer um pouco melhor a cidade de Braga, onde mantivemos ativo o nosso compromisso semanal em grupo e participamos na Eucaristia na Sé de Braga, a Sé mais antiga de Portugal.
A nível de atividades reflexivas, para além das orações matinais e ao deitar realizadas todos os dias, aproveitamos para visualizar um filme que nos trouxe uma grande mensagem de fé e de vivência da nossa espiritualidade. No fim tivemos um momento de debate e partilha. Para além desta atividade, realizamos uma atividade conclusiva de toda a viagem intitulada “sal para a terra, luz para o mundo”, onde cada um refletiu sobre a sua missão enquanto cristão. Já no domingo, concluída toda uma semana de peregrinação, com vivências profundas a nível pessoal e em grupo, rumamos a Lisboa, onde tivemos algumas horas a desbravar a capital até a hora do nosso embarque até casa.
Concluiu-se, assim, aquela que foi a primeira peregrinação em grupo do GJ Mensageiros, com passagem pelos três centros de culto: Fátima, Braga e Santiago de Compostela. Gratos pela oportunidade de vivermos estes momentos em grupo, gratos pelos momentos profundos e espirituais que vivemos, gratos por todas as bênçãos que fomos recebendo ao longo da viagem. Gratos, uma vez mais, pela ajuda de todas as pessoas de dentro e fora da nossa comunidade que contribuíram ao longo de todos os nossos eventos para que a peregrinação fosse possível. Gratos pelo apoio do nosso pároco, o Pe. Luís Silva. Gratos pelo apoio incondicional dos nossos pais para que este nosso sonho se concretizasse.
Sem comentários:
Enviar um comentário