Assim rezamos na oração de bênção dos Ramos: “Deus eterno e Todo Poderoso, “abençoai” estes ramos, para que, “seguindo” com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém”.
Nesse sentido, guiados por essa oração temos duas palavras que nos ajudam a refletir a importância e o significado dos ramos.
A invocação feita é um pedido de bênção para os ramos que temos em mãos ou que estão adornando o local da celebração. No “abençoai” se manifesta o pedido da Igreja terrestre e peregrina, que quer e deseja entrar na Jerusalém Celeste.
Dessa forma, com os ramos em mãos, assumimos a missão de “seguidores” e participantes do projeto de Deus. A oração segue nos dizendo que o seguir é alegre e festivo. É celebrar junto o Mistério de morte e ressurreição.
Agora uma pergunta simples que, sem dúvida, muitos gostariam de vê-la respondida.
"O que fazer com o meu ramo após o Domingo de Ramos?"
A resposta que nos é dada :
"Os ramos bentos no domingo de Ramos devem ser guardados com respeito. Servem para proteger os cristãos, os seus lares e lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
Em alguns países coloca-se o Ramo num lugar de destaque em casa ou junto de um crucifixo/imagem religiosa, ou na entrada da casa junto da porta para trazer proteção..
Efetivamente tem de ser guardados em sinal de respeito, uma vez que são coisas bentas e veículos de celestial proteção como indica a liturgia no cerimonial da bênção, não podem ser abandonadas no chão nem descartadas como fazemos com o lixo.
No final da Semana Santa pode queimar o seu ramo e colocar a cinza espalhada na sua moradia ou enterrar o ramo.
"Deus eterno e todo-poderoso, abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém. Por Cristo, nosso Senhor. Amém"
Sem comentários:
Enviar um comentário