sábado, 28 de junho de 2014

Sagrado Coração de Jesus - Pe. António Rocha (Reflexão)

Reflexão sobre S. Pedro e S. Paulo, apóstolos


    A solenidade dos Santos Pedro e Paulo é uma das mais antigas do ano litúrgico e foi introduzida muito antes da festa do Natal. 

    São Pedro - o seu verdadeiro nome era Simão, mas Cristo mudou-lhe o nome e chamou-lhe “pedra” para nele realizar o tema da pedra fundamental da Igreja. Simão Pedro é um dos primeiros a testemunhar a Ressurreição, ao encontrar o sepulcro vazio. Quando foi a Roma, Pedro cumpre a sua missão de “pedra angular” e “ratifica” esta vocação com próprio sangue.

    São Paulo – também chamado “O Apóstolo dos gentios” converteu-se ao cristianismo na estrada de Damasco e tornou-se o grande missionário do cristianismo. Percorreu a Ásia Menor, atravessou todo o Mediterrâneo em 4 ou 5 viagens. Elaborou uma teologia cristã e ao lado dos Evangelhos as suas epístolas são fontes de todo pensamento, vida e mística cristãs. Sofreu o martírio em Roma cerca do ano 67.

"A sua mensagem ressoou por toda a terra."


sexta-feira, 27 de junho de 2014

II Mordomo - Terço ao Espírito Santo - 12 de Junho de 2014


"O Espírito Santo é a água viva que jorra para sempre nos nossos corações."



quarta-feira, 25 de junho de 2014

Terço do 8º Domingo de Espírito Santo – 11 de Junho de 2014


"Vinde, ó Santo Espírito
benfeitor supremo,
habita em nós
sois o nosso alento."



segunda-feira, 23 de junho de 2014

1º Bodo - 08 de Junho de 2014


    A Solenidade de Pentecostes forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Foi naquele momento em que o Espírito Santo veio sobre os apóstolos reunidos no cenáculo e que nasceu a Igreja. “No dia de Pentecostes, pela efusão do Espírito Santo, a Igreja é manifestada ao mundo. O dom do Espírito inaugura um tempo novo na ‘dispensação do mistério’: o tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, toma presente e comunica sua obra de salvação pela liturgia de sua Igreja, ‘até que ele venha”, destaca o Catecismo da Igreja Católica (CIC §1076). 
    Nascida em Pentecostes a Igreja continua viva pela graça do Espírito Santo, pois é guiada pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. E assim também nós como membros da Igreja de Cristo devemos ser direccionados pelo Espírito de Deus.

    A Solenidade de Pentecostes foi vivida na nossa Paróquia com a festa em honra ao Divino Espírito Santo. Mais do que uma celebração tradicional, que vem dos nossos antepassados, ela é uma comemoração sobrenatural onde o próprio Espírito que celebramos age em nós e nos leva a proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, pois “ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a acção do Espírito Santo” (cf I Cor 12,3).
    Celebrar o Divino é deixar que a nossa vida seja renovada. “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (II Cor 5, 17).









Obrigado Senhor por mais este momento de convívio, união e alegria entre o nosso grupo e toda a nossa comunidade.

domingo, 22 de junho de 2014

Mensagem da família Ferreira :)


    “Obrigado a todos pelo vosso apoio e carinho que nos deram ao longo desta semana e também de Maio a Novembro que uma vez por mês davam um bocadinho do vosso tempo para estarem junto da nossa família para rezarmos o terço ao Divino. Para nós foi um orgulho e uma alegria sem explicação.

    Obrigado meus queridos, vocês para nós são como da nossa família, que o Divino Espírito Santo vos ilumine com a sua luz pela vossa vida fora e que sejam sempre assim. Beijinho para todos!

Senhora Lucília e Senhor Ramiro Ferreira

Obrigado Senhor por mais este momento de união com as nossas famílias.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

I Mordomo - Terço ao Espírito Santo


    Durante a semana de 1 a 6 de Junho, o nosso grupo rezou e animou o terço em Louvor do Divino Espírito Santo em casa do António Ferreira, membro do nosso grupo e filho do mordomo do 1º Bodo da nossa Vila. Para além de termos rezado e animado o terço durante a semana de Louvor, fomos também convidados para o fazer, uma vez por mês, ao longo dos meses em que a vara permaneceu em sua casa. 

     Desta forma, queremos agradecer à família do António e, a ele também, todos os convites para rezarmos e animarmos o terço em louvor ao Senhor Espírito Santo em sua casa, e agradecer também todo o carinho e amizade transmitido por eles ao longo deste ano ao nosso Grupo.

    São pessoas como essa família que mostram o quanto reconhecidos somos pelas nossas famílias, tornando-nos cada vez mais unidos e mais incentivados a trabalhar pelo bem da nossa comunidade.







"Assim como há um só Pai e um só Filho, também há um só Espírito Santo."

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Animação da Coroação da SCMAH


    A convite da Comissão das Festas de Louvor ao Divino Espírito Santo da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), o Grupo de Jovens Mensageiros foi, no passado dia 25 de Maio, animar a Celebração Eucarística desta sua festa anual ao Divino Espírito Santo, na Igreja da Misericórdia, em Angra do Heroísmo.

    Foi com muita alegria que celebramos com todos os presentes este louvor de agradecimento pelas graças e bênçãos derramadas durante todo o ano sobre todos os utentes, trabalhadores, colaboradores e responsáveis da SCMAH espalhados por toda a ilha.

    Após a Celebração Eucarística estivemos presentes no seu almoço partilhado, em que foi notória a grande família que é a SCMAH.












Que o Divino Espírito Santo tenha morada constante no coração dos presentes e que derrame sobre todos eles as graças que mais necessitam.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sê Bem-Vindo ao Grupo :)


Todos nós temos a honra de receber de braços abertos o Paulo Meneses  n'Os Mensageiros.

   É com enorme agrado que te recebemos, esperamos que te sintas bem connosco e que acima de tudo, consigas vivenciar Jesus nesta nova caminhada da tua vida, pois com Ele tudo, sem Ele nada.
     Pedimos a Deus que te abençoe e te guarde.
Bem-vindo Mensageiro!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Terço do 7º Domingo de Espírito Santo – 05 de Junho de 2014


"Espírito Santo, que a tua presença em nós nos faça caminhar até junto da tua divina voz."


quarta-feira, 4 de junho de 2014

1ª Caminhada Jovem - 24 de Maio de 2014


    No passado dia 24 de Maio realizou-se a I Caminhada Via Lucis, organizada pela Pastoral Juvenil e que contou com a participação dos diversos grupos de jovens da Ilha. 

    Foi uma caminhada repleta de boa disposição, alegria e muita animação, em que ao longo do percurso, começando na Lagoa do Negro até à Lagoa das Patas, se rezou a Via Lucis. No fim do percurso tivemos a Celebração Eucarística, presidida pela Padre Francisco Zanon e animada por todos os presentes. 

   Foi uma experiência bastante proveitosa que levou à união dos diversos grupos e onde a alegria foi contagiosa. O nosso grupo dá os parabéns pela iniciativa à Pastoral Juvenil!

    Que Deus permita que esta seja a primeira de muitas caminhadas Via Lucis em Juventude e que haja uma maior participação por parte dos grupos de jovens da Ilha. Que Jesus a todos abençoe.









 "Abra o seu coração e acolha o Espírito de Deus."

terça-feira, 3 de junho de 2014

Semeador do mês de Junho*

http://grupojovensosmensageiros.blogspot.pt/p/jornal-da-paroquia-o-semeador.html

Já se encontra disponível o Jornal da nossa Paróquia “O Semeador” referente ao mês de JUNHO* no nosso Blog ;D
Se pretender receber mensalmente o jornal paroquial em sua casa faça a sua solicitação junto da nossa Igreja Paroquial. 

Faça parte deste meio de evangelização e adquire já o seu exemplar.