domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre o I Domingo da Quaresma


No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.
 
A primeira leitura é um extracto da história do dilúvio. Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz. A acção de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Baptismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade. 

No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projectos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens (o “Reino de Deus”). Aos seus discípulos Jesus pede – para que possam fazer parte da comunidade do “Reino” – a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor.

 "Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade
para os que são fiéis à vossa aliança."

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas


"Porque tu és pó e ao pó hás de voltar" 
(Gn 3,19)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre o VII Domingo do T.C.


A liturgia do 7º Domingo do Tempo Comum convida-nos, uma vez mais, a tomar consciência de que Deus tem um projecto de salvação para os homens e para o mundo. Esse projecto (que em Jesus se torna vivo, palpável, realmente libertador) é um dom de Deus que o homem deve acolher com fé.
 
A primeira leitura fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de o conduzir ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer.

A segunda leitura recomenda àqueles que aderiram à proposta de Jesus que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou a lógicas de oportunidade.

O Evangelho retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar.

 «O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados»

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Limpeza Geral :)

Como tem vindo a ser hábito no nosso grupo todos os meses fazemos uma limpeza na nossa sala, mas com todos os afazeres e actividades que tem aparecido para o nosso grupo realizar a sala ficou um pouco esquecida.

Então não há nada melhor que arregaçar as mangas e meter mãos ao trabalho. A sala levou uma volta de 180º graus... hehe... volta essa que nos proporcionou uma limpeza profunda e cuidada da mesma. A sala ficou um pouco diferente, mais organizada e com um maior aproveitamento do espaço.

Deixamos aqui o registo do momento da limpeza ( mais tarde iremos publicar as fotos do pós-limpeza)


Agora podemos dizer "Onde há limpeza, não há rato de certeza" xD

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Parabéns Cláudia Pinheiro ;D

 
Hoje, o olhar materno da Santíssima Virgem voltou-se para você. Que você sinta, neste olhar, a certeza da protecção carinhosa e constante da Mãe de Deus. E que essa protecção lhe acompanhe por todo o ano de vida que se inicia. Todo o grupo deseja que o Divino Salvador, fonte de todo o bem, torne o seu dia repleto de felicidades.
  Muita saúde, paz e amor*
Feliz Aniversário

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre o VI Domingo do T.C.


A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.
 
A primeira leitura apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.

A segunda leitura convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projectos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.

O Evangelho diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projectos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.

 "Sois o meu refúgio, Senhor; dai-me a alegria da vossa salvação."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Parabéns Vanessa Rocha ;D


Que nesta data, o Senhor esteja sobre ti abençoando-te sempre... 
Que teus caminhos permaneçam brilhantes, para que possas continuar a iluminar também aqueles que têm a oportunidade de trilhar contigo esta longa jornada! 
Muita saúde, paz e felicidade!
Feliz Aniversário!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hora Santa - 31 de Janeiro de 2012


Tema:
"O meu Deus é um Deus amigo!"


"Alegrai-vos sempre no Senhor"
(Filipenses 4,4)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Parabéns Délcio Vieira ;D

   
As maçãs levam meses para colorirem-se como os rubis... 
Os pêssegos precisam de longo tempo para ficarem doces...
Até o vinho se recusa a entregar logo o bom paladar...
Só com o tempo se alcança o melhor de si mesmo!
Sim, nesta data, você está se tornando... realmente melhor!
Todos nós te desejamos os mais sinceros votos de um dia muito feliz! 
  Muita Saúde, Paz e Alegria...
  Feliz Aniversário Amigo!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Testemunho d’Os Mensageiros ao 8º ano de Catequese da Vila Nova

  
A pedido da Senhora Elisabete, os Mensageiros, a partir de dois elementos do grupo, foram dar o seu testemunho sobre o que era o grupo para si, que impacto teve o grupo na sua vida, o que tem vindo a ser desenvolvido e como era viver em grupo e a história e a evolução d'Os Mensageiros.

Foi com muito entusiasmo que aceitamos o convite e que sentimos que mais uma "dever" nosso foi cumprido.
Agradecemos o carinho com que fomos recebidos por esses maravilhosos jovens que apesar da sua tenra idade, já são capazes de realizar maravilhas.

Que Deus ilumine e guie o vosso grupo nessa longa jornada que iniciam ao encontro de Jesus e da sua Igreja!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre o V Domingo do T.C.


Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflecte sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas é um projecto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.
 
Na primeira leitura, um crente chamado Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.

A segunda leitura sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua acção e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.

«Ai de mim se não evangelizar!»

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Semeador do mês de Fevereiro*


Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de Fevereiro* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Parabéns Vanessa Silva ;D


Hoje é um dia especial...
Hoje é o teu aniversário, um dia em que tu dás mais um passo para novos caminhos e conquistas, um dia marcante no teu coração.
E hoje queremos não só um sorriso teu mas um grito de felicidade.
O grupo deseja-te que dês muitos passos e que conquistes os teus objectivos, pois capacidade para isso não te falta.
 
Felicidades ;D
 Feliz Aniversário!!!