Páginas

sábado, 4 de março de 2017

Visita ao Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo – 18 de Fevereiro de 2017


Foi com grande alegria que recebemos o convite da equipa de voluntários do Estabelecimento de Angra do Heroísmo para animarmos a sua Eucaristia semanal e, posteriormente, termos um momento de dinamização com as pessoas reclusas.

Foi uma nova experiência para o nosso grupo e era um dos locais de acção que despertava em nós um maior entusiasmo em visitar e trabalhar. E chegou o dia. 

Fomos rumo a Angra desconhecendo o espaço físico onde iríamos estar, os procedimentos necessários para uma visita em maior escala ao estabelecimento prisional e até os próprios voluntários que nos tinham convidado.

Chegados lá, fomos recebidos com grande entusiasmo pelos voluntários presentes, que nos explicaram detalhadamente qual era a sua missão, bem como o espaço físico que íamos percorrendo.

A Eucaristia, presidida pelo Frei Fernando Valente, foi vivida em grande escala pelas pessoas reclusas, que participaram nas leituras e cantando com grande fervor. Abordando o Evangelho e as Leituras de forma carinhosa, o Frei Fernando fez-nos reflectir nas palavras de Jesus que sempre nos diz que na Eucaristia somos todos iguais.

Após a Eucaristia convivemos com os reclusos num momento de cânticos de animação. É de salientar o grande entusiasmo, atenção e dedicação que os presentes tiveram ao longo deste momento, demonstrando muita alegria e boa disposição, mas, acima de tudo, grande louvor a Deus.

O Papa Francisco não se cansa de repetir que devemos ir junto das periferias existenciais, e uma das obras de misericórdia espirituais impele-nos precisamente a visitarmos os presos. Há falta de voluntários, há falta de quem se dedique àqueles que erraram, que caíram, mas que precisam de todos nós para se voltar a erguer. Precisam de nós, do nosso olhar de carinho e amor. Precisam que levemos Jesus a eles, dar-lhes a conhecer a Sua misericórdia.

Uma última palavra de reconhecimento e agradecimento à equipa de voluntários que nos recebeu, bem como ao Frei Fernando. O vosso trabalho é um trabalho de Deus. Obrigado pela vossa dedicação a esta missão e obrigado pela confiança no nosso grupo.

Fica a promessa de uma visita para breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário