Páginas

domingo, 13 de março de 2016

São José, humilde servo da misericórdia de Deus


    Pouco se conhece acerca da vida de São José. Na Bíblia, sabemos que vivia em Nazaré, carpinteiro de profissão e descendente da Casa de David. Foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus e, na Sagrada Escritura, vemos que assume um “quase papel principal”, aquando do sonho da aparição do anjo:

 “eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.” (Mt 1, 20-24).

    Para além deste episódio, São José aparece nos relatos do nascimento de Jesus, na fuga para o Egipto e na peregrinação a Jerusalém, onde Jesus se perde e é encontrado entre os Doutores da Lei. Ao lermos os evangelhos, conhecemos São José não por aquilo que ele diz. Aliás, não há falas de São José nas narrativas bíblicas. Conhecemo-lo e caracterizamo-lo pela sua atitude de silêncio, de escuta, de aceitação e obediência.

    Embora vejamos, muitas vezes, S. José, representado na arte, como um homem velho, com rugas e barbas esbranquiçadas, ele era um jovem, cheio de projetos, cheio de ideias. Era um jovem apaixonado por uma moça, chamada Maria. Como namorados, decerto, teriam projetos para futuro, para a vida. Tinham planos em comum: casar, ter casa, filhos, tal como todos os namorados apaixonados que sonham formar uma família. 

    No entanto, São José é escolhido por Deus para a paternidade humana do Menino Divino. Ele não escolhe ser pai de Jesus. Não fazia parte dos planos deste pacato casal iniciar a vida conjugal com este enorme “problema”, que iria ser um marco na história da humanidade. Coloquemo-nos na situação de São José. E se o anjo de Deus nos aparecesse e nos dissesse que Deus precisava de nós, para sermos os pais ou a mães do Messias? Qual seria a nossa reação? “Este fenómeno é impensável, impossível”, pensaríamos nós, alegando inúmeras desculpas lógicas e racionais. Exato! 

    São José e Maria também pensaram assim: “Como é possível?” Foi, e é possível, porque, para Deus, nada é impossível! São José aceita ser instrumento de Deus. Ele que é exemplo de homem de fé, aceita a vocação e se compromete à vontade do Pai, que o chama a ser esposo de Maria, consagrando-se, totalmente, de forma consciente e voluntária, ao Projeto de Deus, no acolhimento de Jesus como filho adotivo. Ele não substitui a paternidade de Deus, mas aceita ser pai de Jesus por amor e obediência a Deus. Se Deus pediu é porque era importante dar um rosto humano de pai Àquele que iria nascer para nos salvar. 

    E, após aceitação, não questiona. Mantem-se em silêncio, o que revela uma atitude de confiança em Deus. 

    A pessoa de São José: a sua fé, a sua missão, o seu carisma, a sua vida, é uma escola para a toda a humanidade: Como exemplo de filho, esposo e de pai, ensina aos casais e aos filhos de hoje o papel importante da família – o berço da fé e do amor, onde a vida, para o mundo, inicia e onde o mundo, para a vida, fundamenta os seus valores. 
Numa era global, onde o conceito de família começa a ganhar novos perfis, nunca nos devemos esquecer que é na Família de Nazaré que encontramos o modelo perfeito, de entrega, amor e fidelidade mútuos. E São José, humilde servo da misericórdia de Deus, é inspiração e proteção de todos os que o invocam. Se num dos braços segura o menino Jesus, o outro mantém-no disponível para cada um de nós. 

Jorge Pinheiro Sousa - Seminarista

Sem comentários:

Enviar um comentário