O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Cristo.
Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante a celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.
O Espírito Santo e a vida cristã
A partir do Baptismo, o Espírito divino habita no cristão como em seu templo. Graças à força do Espírito que habita em nós, o Pai e o Filho vêm também habitar em cada um de nós.
É o Dom do Espírito Santo que:
- Nos eleva e assimila a Deus em nosso ser e em nossas acções;
- Nos permite conhecê-Lo e amá-Lo;
- Faz com que nos abramos às divinas pessoas e que estas permaneçam em nós.
A vida do cristão é uma existência espiritual, uma vida animada e guiada pelo Espírito para a santidade ou perfeição da caridade.
Graças ao Espírito Santo e guiado por Ele, o cristão tem a força necessária para lutar contra tudo o que se opõe à vontade de Deus.
“O Espírito é o único que pode ajudar às pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a lei do espírito que dá a vida em Cristo Jesus"- João Paulo II
Sem comentários:
Enviar um comentário