Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2019

O que fazer com meu ramo após o Domingo de Ramos?


Assim rezamos na oração de bênção dos Ramos: “Deus eterno e Todo Poderoso, “abençoai” estes ramos, para que, “seguindo” com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém”. 
Nesse sentido, guiados por essa oração temos duas palavras que nos ajudam a refletir a importância e o significado dos ramos. 

A invocação feita é um pedido de bênção para os ramos que temos em mãos ou que estão adornando o local da celebração. No “abençoai” se manifesta o pedido da Igreja terrestre e peregrina, que quer e deseja entrar na Jerusalém Celeste.

Dessa forma, com os ramos em mãos, assumimos a missão de “seguidores” e participantes do projeto de Deus. A oração segue nos dizendo que o seguir é alegre e festivo. É celebrar junto o Mistério de morte e ressurreição.

Agora uma pergunta simples que, sem dúvida, muitos gostariam de vê-la respondida.

"O que fazer com o meu ramo após o Domingo de Ramos?"

A resposta que nos é dada : "Os ramos bentos no domingo de Ramos devem ser guardados com respeito. Servem para proteger os cristãos, os seus lares e lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição. 

Em alguns países coloca-se o Ramo num lugar de destaque em casa ou junto de um crucifixo/imagem religiosa, ou na entrada da casa junto da porta para trazer proteção..

Efetivamente tem de ser guardados em sinal de respeito, uma vez que são coisas bentas e veículos de celestial proteção como indica a liturgia no cerimonial da bênção, não podem ser abandonadas no chão nem descartadas como fazemos com o lixo.

No final da Semana Santa pode queimar o seu ramo e colocar a cinza espalhada na sua moradia ou enterrar o ramo. 

"Deus eterno e todo-poderoso, abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém. Por Cristo, nosso Senhor. Amém"

quarta-feira, 3 de abril de 2019

A Quaresma


O Tempo da Quaresma é para nós Cristãos um tempo de recolhimento interior. É tempo de preparação da Festa mais importante dos cristãos: a Páscoa de Jesus. Por isso mesmo, vivemos este tempo com um sentido de purificação, de sacrifício, de cruz e de ressurreição. Daí a importância do convite que nos é feito todos os anos à vivência deste tempo tendo presente o Jejum, a Esmola e a Oração.
Jesus jejuou durante quarenta dias no deserto, lugar de encontro privilegiado com o Senhor nosso Deus. Certamente já repararam que quando se dá algum deserto na nossa vida, como por exemplo, o deserto de falta de amor, de compreensão, de companheirismo, de fraternidade, de partilha, de oração, de cumplicidade, de reforço positivo (elogios), etc., sentimo-nos um pouco mais “pequenos”, mais “desprotegidos”, mais “isolados”. E é então que nos recordamos que há alguém que nos conhece muito bem e que nos ama incondicionalmente, exactamente como somos, assim tão imperfeitos: este alguém é o nosso Deus.
Jejuar é também recordar as privações por que passam muitos irmãos nossos, pelo mundo inteiro, associando-nos a este deserto por alguma privação que conscientemente nós façamos. Por isto mesmo, somos também convidados à esmola. Ela é reflexo da nossa generosidade mas, para nós cristãos, deve ser um pouco mais que isso. Não deve saber a mão direita o que faz a esquerda, e o seu contrário também, isto é, a esmola é algo que se realiza sem ser anunciado ao mundo, mas no segredo da nossa vida e do nosso coração. A esmola é ainda também uma oportunidade de fugirmos à dinâmica do mundo que nos manda poupar e guardar tudo para o dia de amanhã, recordando que o Senhor nosso Deus é o nosso providente, isto é, que Ele está atento às nossas necessidades e, se permitirmos, ele providenciará o que verdadeiramente precisamos. A esmola é um verdadeiro convite à partilha.
Por fim, mas não menos importante, a Oração. É tempo de recordar o caminho para o Calvário e reconhecer que a nossa vida é feita destas mesmas estações da Via-Sacra. Também nós caímos ao longo da vida. Também há quem nos ajude a levar a Cruz como Simão de Cirene. Também há quem nos limpe o rosto ferido da vida ou cansado de chorar (recordando Verónica). Também morremos muitas vezes para nos entregarmos aos outros, colocando-os em primeiro lugar. Tudo isto é Oração quando feito com o sentido de nos associarmos a Jesus, imitando-o no nosso dia-a-dia.

Que este tempo Quaresmal possa ser mais uma oportunidade de encontro pessoal com o Senhor, que nos abençoa e protege.
 Pe. Luís Silva

segunda-feira, 11 de março de 2019

Animação das Bodas de Prata do Casal Martins - 29 de janeiro de 2019


O nosso grupo esteve presente na Eucaristia de Ação de Graças pelos 25 anos de casados dos Pais da nossa Mensageira, a Carolina Martins, através da animação da mesma. 
No dia 29 de Janeiro animamos aquela que foi uma Eucaristia de agradecimento, cheia de emoção e partilhada com todos os familiares presentes. Agradecemos o convite por estarmos neste momento importante para toda a família e fazemos votos de que venham muitos mais aniversários em conjunto! 





"O verdeiro Amor nunca se desgasta.
Quanto mais se dá mais se tem".


Animação das Bodas de Prata do Casal Ferreira - 2 de janeiro de 2019


Parabéns pelos 25 anos de casamento!
Foi com enorme satisfação que no dia 2 de janeiro animamos a celebração das Bodas de Prata dos pais do nosso Mensageiro António Ferreira e celebramos uma união que está mais forte a cada dia! Obrigado pelo exemplo que representam não só na vossa família, mas na vida de todos os que vos conhecem! 

25 anos de muito amor!

terça-feira, 5 de março de 2019

Angariação de fundos - Take-away de Pizzas


No dia 19 de Janeiro o nosso grupo teve o seu último take-away para angariação de fundos para a nossa peregrinação em grupo, tendo sido desta vez um take-away de Pizzas. É tempo, uma vez mais, de agradecermos a todos os que contribuíram através da compra das pizzas, agradecer à Marisa Toste pela ajuda na confeção da massa da pizza; ao Sr. Rocha e Sr. Sairão pelo trabalho no forno de lenha e à Padaria Lajense, no nome do Sr. José Manuel Amaral, por nos terem disponibilizado o espaço para a confeção das mesmas. Após todos estes eventos o grupo tem um sentimento de dever cumprido! Agradecemos de coração a todos os que ao longo deste ano, nas mais diversas áreas, colaboraram e contribuíram para que tudo isto seja possível! 


Que o Senhor vos recompense a todos!

Festa e Procissão do Menino Jesus - janeiro de 2019


No dia da Epifania do Senhor comemoramos na nossa Paróquia a festa e procissão do Menino Jesus com todos os anos da catequese. Este ano animamos a Eucaristia ligeiramente mais cedo com a presença de todos os anos de catequese, seguindo-se depois uma pequena procissão com o Menino Jesus e o tradicional momento de entrega das oferendas de todos para serem arrematadas revertendo o valor para a Catequese. 












"Oh vinde, adoremos, o Salvador!"

Missa de Ação de Graças pelo Frei Renato da Cruz - 30 de dezembro de 2018


O nosso amigo Renato Pereira, natural da Vila Nova, no dia 14 de Dezembro de 2018 fez a sua Profissão Solene na Ordem dos Carmelitas Descalços, no Porto, com o nome de Frei Renato da Cruz. Na impossibilidade de estarmos fisicamente presente a acompanhar este nosso companheiro de caminhada, não podíamos deixar de aproveitar a oportunidade de estar presentes na sua Eucaristia de Ação de Graças, celebrada na sua freguesia natal no dia 30 de Dezembro. Foi com um grande orgulho que o vimos repetir a sua profissão solene realizada no dia 14, no Porto, e com grande emoção que o abraçamos neste momento tão feliz da vida dele no final da Eucaristia. Que o Senhor te continue a abençoar e que, para onde a tua missão te leve, continues a espalhar a alegria de ser filho de Deus como sempre o fazes a todos os que se cruzam contigo! 



Um forte abraço destes teus sempre amigos!

Correr meninos em Grupo - 29 de dezembro de 2018


O nosso grupo mantém, até então, a tradição de todos os anos correr meninos em grupo. Este ano não foi exceção e no dia 29 de Dezembro fomos visitar o Menino de todos! Entre muitos cânticos, muita folia e convívio passamos muitas horas juntos uma vez mais. Que o Menino que nasceu continue a ser o motivo destes nossos encontros e que o seu (re)nascimento nos nossos corações seja a melhor prenda de todas! 









Neste Natal que volte a nascer o amor!

Jantar de Natal do Grupo - 23 de dezembro de 2018


No dia 23 de Dezembro o nosso grupo teve o seu tradicional Jantar de Natal no Centro Paroquial, com a presença do Pe. Luís! Após o jantar seguiu-se o momento de troca de prendas, de entrega da prenda ao nosso Pároco e entrega da prenda da equipa da coordenação. Depois de muito papel se rasgar e muitas prendas se abrir, tivemos momentos de muitos risos, através da realização de jogos onde todos, sem excepção, participaram! Obrigado, Senhor, por mais este momento em grupo! 













Dá-nos a graça de podermos passar muitos mais natais assim, juntos!

Venda de Artigos Natalícios - Praça Velha


Dando continuidade às vendas natalícias que o nosso grupo fez no arraial de Natal da nossa vila, este ano decidimos ir até à Praça Velha, em Angra do Heroísmo, para tentar vender mais alguns artigos de Natal a quem nos quisesse visitar. 






Agradecemos a quem nos visitou e colaborou através da compra dos nossos artigos.