Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Semeador do mês de Dezembro*


Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de DEZEMBRO* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

sábado, 23 de novembro de 2013

Encerrando o Ano da Fé


    Com a celebração da festa de Cristo Rei do Universo, neste doming, dia 24, a Igreja Católica no mundo inteiro se une, de maneira especial, ao Papa Francisco, no encerramento do Ano da Fé. O Papa emérito Bento XVI foi quem convocou a vivência do Ano da Fé, iniciado em 11 de Outubro de 2012, quando se celebrava o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. Uma data relevante para a vida e missão da Igreja na sua tarefa de fazer de todos discípulos e discípulas de Jesus. O grande propósito deste Ano da Fé foi exatamente a oportunidade para um aprofundamento, compreensão e vivência da fé como experiência de encontro pessoal com Jesus, única pessoa que pode dar à vida, de maneira duradoura, um novo horizonte e, com isto, como afirmou o Papa Bento XVI, na sua Carta Encíclica Deus é Amor, uma direção decisiva.

    Nessa oportunidade oferecida, como necessidade permanente, está a importância de apropriações conceituais fundamentais que norteiam a vida de modo diferente, qualificando-a a partir de sua compreensão como dom de Deus. É claro que a fé não é uma simples apropriação de conceitos. A importância deles na vivência do dom da fé se define pela luz própria que a razão indispensavelmente traz para que a pessoa avance na direção da verdade que liberta completamente. O bem.aventurado João Paulo II, na sua Carta Encíclica sobre a Fé e a Razão, introduz esta temética sublinhando que " a fé e a razão são duas asas pelos quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade". João Paulo II completa lembrando-nos que "foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a Ele, para que o conhecendo e amando-o, possa também chegar à verdade plena sobre si".

    A razão é uma alavanca decisiva no caminho da vida humana, na vivência da história, na construção da sociedade. É convincente e fácil de perceber, analisando a história, que os descompassos da humanidade vieram das irracionalidades. Basta pensar sobre guerras, exclusão social, manipulações e totalitarismos. Determinante também é o dom da fé. Sua profunda compreensão e sua vivência qualificam a cultura, corrigem os rumos da história e iluminam o caminho da humanidade, proporcionando a experiência de sentido que faz a vida valer a pena, ser construída com dignidades e altruísmos insuperáveis.

    O dom da fé é uma experiência que avança para além da razão, na sua notável propriedade de alcançar lucidez para encontrar soluções. A luz da fé permite lidar com questões que estão inevitável e inexoravelmente no horizonte da existência humana: "Quem sou eu? De onde venho e para onde vou? Porque existe mal? O que existirá depois desta vida?". Somente a fé permite lidar com o mistério que estas interrogações tocam, proporcionando uma compreensão coerente. Esta consideração convence de que a fé não se reduz a simples sentimento. Também não pode ser compreendida como um caminho que simplesmente traz soluções imediatistas, para desgastes existenciais comuns na contemporaneidade. Menos ainda deve ser buscada como produção de experiência milagreiras, promessa de mesquinhas prosperidades e clamorosas manipulações, advindas do usufruto irra cional das fragilidades humanas.

    O ano especial que se encerra reforça a importância de se viver a fé como dom. Concretamente, vale prestar atenção, analisar e avaliar como exemplo, o grande patrimônio de trezentos anos da cultura mineira. Nele se pode constatar convictamente o papel decisivo e qualificador da fé cristã, particular e reconhecida referência à fé cristã católica, gerando um conjunto cultural, histórico, artístico e religioso que abrange toda a Minas Gerais. Este Ano da Fé, relembra o Papa Francisco, na sua primeira Carta Encílica, permitiu viver, cotidianamente, o empenho para recuperar o caráter de luz que é próprio da fé. O Papa lembra que quando esta luminosidade se apaga, todas as outras luzes acabam por perder o seu vigor. A fé é o caminho para o amor, que verdadeiramente transforma a vida.

"É hora de investir na vivência autêntica, profética e comprometida da fé."


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Oração do Ano da Fé - Senhor Aumentai a minha Fé



 Senhor, eu creio. 
Eu Te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão, de Moisés, de tantos profetas e de Maria.
 Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado no Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. 
Senhor, que a minha fé seja total, sem reservas: que ela transforme a maneira como julgo as coisas divinas e as coisas humanas. 
Senhor, que a minha fé seja livre, quero aceitar livremente Tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, que a minha fé seja forte. 
Que eu possa caminhar sobre as àguas revoltas e em Teu Nome possa mover montanhas. 
Senhor, que a minha fé seja alegre, que ela dê paz e alegria á minha alma, que ela me torne disponível para servir Deus e para servir os irmãos. 
Senhor, que a minha fé seja atuante e que seja também uma contínua busca de Ti, um contínuo testemunho, um contínuo apostolado. 
Senhor, que a minha fé seja humilde, que não se fundamente na minha opinião, nem nos meus sentimentos; mas que eu adira sempre ao Espírito Santo e à Igreja, minha mãe e mestra. 
Senhor, que a minha fé seja caritativa, que se manifeste no meu amor por Ti e pelos irmãos e se transforme em atos de generosidade e de doação. Ámen.


 "Senhor dá-me uma FÉ VIVA! "

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Missa no Lar D.Pedro V - 09 de Novembro de 2013



    No dia 09 de Novembro o nosso grupo voltou a animar a eucarístia das 11h00 no Lar D. Pedro V. Para nós é sempre uma imensa satisfação voltar a ver aquelas pessoas com quem já nos encontramos diversas vezes desde que começou essa atividade de dar um pouco do grupo aos outros.

    Novamente fomos muito bem acolhidos e queremos agradecer a boa disposição e as palavras de esperança transmitidas pelo Senhor Padre Alexandre. Aguardamos pela próxima visita com muito carinho!






"Senhor, ficarei saciado,
quando surgir a vossa glória."

domingo, 17 de novembro de 2013

Encontro de Casais com Cristo - CONVITE


     Como já vem sendo habitual o Grupo de Casais está a organizar um encontro de casais com Cristo (I Etapa) dando assim a possibilidade de cada casal poder participar. 

    Aqui fica o convite para todos os Casais da nossa paróquia e arredores pois Jesus Cristo espera pelo vosso SIM!

    Para mais informações contactar um membro do Grupo de Casais com Cristo da nossa comunidade. Não percam essa preciosa oportunidade! Que Deus vos Abençoe.


"Quem vos uniu foi Deus."

sábado, 16 de novembro de 2013

Terço em casa do Mensageiro António Ferreira - 04 de Novembro de 2013

    
    No dia 4 de Novembro fizemos mais uma visita a casa do mensageiro António Ferreira para oferecer o último terço ao Divino Espírito Santo em sua casa este ano. Não existe palavras para descrever o sentimento que todos sentimos em ver um sorisso de felicidade no rosto desta maravilhosa família ao longo desses meses quando o nosso grupo se dirigia a sua casa para animar a reza do terço.

    Para nós Mensageiros foi com grande alegria que realizámos essas visitas pois cada uma delas foi uma forma de darmos continuidade á nossa missão, isto é, transmitir a Mensagem. Que o Espírito Santo de Deus abençoe essa família com uma luz de esperança.

 

"Não há no mundo melhor evangelista do que o Espírito Santo."

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Participação no V Retiro do Grupo de Jovens Arcanjos


     Foi com enorme prazer que no passado dia 3 de Novembro nos associamos aos nossos irmãos Arcanjos no seu 5º retiro de grupo anual. O tema geral do período em que participamos foi o TOF - Tornar os Outros Felizes. Apesar de inicialmente estarmos incumbidos de transmitir a nossa mensagem durante um período mais curto, a cumplicidade entre os grupos foi tão grande que foi possível passarmos algumas horas em dinâmicas de autoconhecimento e união de grupo.



     Depois de um momento de interiorização através de uma reflexão, foi tempo de proporcionar largos momentos de troca de ideias e opiniões entre todos os elementos presentes.






    
     Posteriormente tivemos o privilégio de participar num momento de partilha num almoço entre os dois grupos onde ficou novamente evidente uma cada vez maior proximidade entre os grupos. Para finalizar queremos agradecer aos nossos irmãos Arcanjos pela maravilhosa forma como nos receberam e desejar as maiores felicidades na sua caminhada na fé. Um bem-haja a todos.



Obrigado Senhor por mais este momento de união e partilha!

domingo, 10 de novembro de 2013

Semeador do mês de Novembro*

http://grupojovensosmensageiros.blogspot.pt/p/jornal-da-paroquia-o-semeador.html
Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de NOVEMBRO* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Oração toca o coração de Deus


    É possível e preciso tocar o Senhor. Esse encontro dá-se através dos sacramentos, dos irmãos, das coisas naturais, mas de modo especial dá-se pela oração. Esta é o caminho mais curto para esse encontro.

    Pela oração podemos conhecer a verdade de Deus e isso leva-nos à conversão constante, principalmente porque oração é a resposta a um Deus amoroso que chama-nos para o amor. Somente quem crê num Deus pessoal pode orar porque oração é diálogo. Deus convida-nos a ese diálogo: quem tem sede, venha a mim; escutai-me e vinde a mim; ouvi-me e haveis de viver.

    A nossa oração é, apenas uma resposta a esse Deus que nos chama. A oração verdadeira é muito mais escutar a Deus, do que falar. Nós precisamos dizer como Samuel: Fala Senhor, que o teu servo escuta. Orar é também sentir-se na presença de Deus. Depois de tomarmos conta dessa presença, devemos ficar escutando. Deus tem sempre algo para nos dizer, mas só fala no silêncio.

    O homem moderno devia sentir necessidade imperiosa de retirar-se. O homem de hoje não deve buscar apenas o descanso, mas também o encontro com Deus e consigo mesmo. As pessoas devem sentir necessidade de rezar. A oração comunitária tem uma força sem medida. O próprio Jesus afirma que, quando dois ou três estiverem reunidos em seu nome Ele estará presente. Na comunidade é possível experimentar essa presença.

    A pedagogia de Deus é muito boa, pois assim não caímos na tentação de pensar que temos algum poder. É muito importante que nós sejamos fiéis à prática da vida de oração. Faça essa experiência e verá.
 Pe. António Rocha

"Senhor ensina-nos a orar..." (Lucas 11 ,1)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Encerramento do Ano da Fé - Vila das Lajes


Numa iniciativa da nossa comunidade irá decorrer no presente mês de Novembro um ciclo de reflexões com a finalidade de encerrar o Ano da Fé que teve inicio a 11 de Outubro de 2012 e termina no dia 24 de Novembro deste ano.

Estes encontros vão ser realizados no Centro Pastoral e Social da nossa Vila, entre os dias 20 a 24, contando com a participação de todos os fieis e entidades religiosas da nossa paróquia.

O Ano da Fé foi um convite para uma renovada conversão ao Senhor, como tal queremos acabar este ano em unidade com Deus e com a sua igreja. Fica aqui o convite e o programa para que cada um se sinta chamado a participar nesta manifestação de Fé, pois Jesus Cristo conta com a presença de cada um de nós. Um bem-haja a todos!

TENHA FÉ E ACREDITE!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

8º Aniversário do Grupo de Jovens Os Mensageiros



    No dia 26 de Outubro o nosso grupo celebrou, na sua Missa semanal, o nosso 8º aniversário. Foi um dia especial para todos nós. Passou mais um ano, são mais de 365 dias de vida em grupo, de crescimento enquanto pessoas, de amadurecimento na fé. Mais 365 dias de Mensageiros do amor de Deus.

    Passado mais esse ano queremos fazer uma retrospetiva das atividades que desenvolvemos durante o mesmo. Este ano o nosso percurso/caminhada baseou-se no tema "Espiritualidade e Oração". Para além das atividade comuns a todos os anos, este ano tentamos testemunhar à nossa comunidade o que é ser Mensageiro com outras atividades como: oração e celebração do Ano da Fé, realização da Peça da Paixão de Cristo, Semana de Louvor ao Divino Espírito Santo, entre muitas outras.

    Hoje, com humildade, olhamos para trás e recordamos, com muito carinho, todas as graças que sobre nós foram derramadas ao longo destas 8 anos de caminhada.

    Por fim queremos deixar uma palavra de apreço e agradecimento a todos aqueles que nos ajudam a crescer, aos que nos dão do seu tempo para que possamos evangelizar os outros, aos que nos orientam para caminhos seguros, aos nossos pais e ao Padre António Rocha, e, acima de tudo, a Jesus Cristo pois é ele o pilar sobre o qual nos edificamos. Que Deus nos abençoe a todos com o seu amor!









"Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de Ti."