Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Reflexão sobre o XXVI Domingo do T.C.


   A liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum apresenta várias sugestões para que os crentes possam purificar a sua opção e integrar, de forma plena e total, a comunidade do Reino. Uma das sugestões mais importantes (que a primeira leitura apresenta e que o Evangelho recupera) é a de que os crentes não pretendam ter o exclusivo do bem e da verdade, mas sejam capazes de reconhecer e aceitar a presença e a acção do Espírito de Deus através de tantas pessoas boas que não pertencem à instituição Igreja, mas que são sinais vivos do amor de Deus no meio do mundo.
 
   A primeira leitura, Num 11, 25-29, recorrendo a um episódio da marcha do Povo de Deus pelo deserto, ensina que o Espírito de Deus sopra onde quer e sobre quem quer, sem estar limitado por regras, por interesses pessoais ou por privilégios de grupo. O verdadeiro crente é aquele que, como Moisés, reconhece a presença de Deus nos gestos proféticos que vê acontecer à sua volta.

    A segunda leitura, Tg 5, 1-6 convida os crentes a não colocarem a sua confiança e a sua esperança nos bens materiais, pois eles são valores perecíveis e que não asseguram a vida plena para o homem. Mais: as injustiças cometidas por quem faz da acumulação dos bens materiais a finalidade da sua existência afastá-lo-ão da comunidade dos eleitos de Deus.

   No Evangelho, Mc 9, 38-43.45.47-48 temos uma instrução, através da qual Jesus procura ajudar os discípulos a situarem-se na órbita do Reino. Nesse sentido, convida-os a constituírem uma comunidade que, sem arrogância, sem ciúmes, sem presunção de posse exclusiva do bem e da verdade, procura acolher, apoiar e estimular todos aqueles que actuam em favor da libertação dos irmãos; convida-os também a não excluírem da dinâmica comunitária os pequenos e os pobres; convida-os ainda a arrancarem da própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino.

"Os preceitos do Senhor alegram o coração."

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Lausperene - 27 de Setembro 2012

 
   Lausperene é a vivência do louvor a Jesus Sacramentado que vêm recordar-nos, mais uma vez, a centralidade da Eucaristia na nossa vida pessoal e comunitária. Para os jovens, a Eucaristia torna-se o centro, o cume, a fonte, o lugar do sacrifício redentor e da nossa oferta com Ele.
Tomar a sério a Eucaristia é, por outro lado, perceber que ela é a renovação da Ceia que o Senhor celebrou, e deve tornar-se, sem cessar, escola de caridade,fonte de amor e de serviço.

     
   Celebramos o Lausperene na nossa paróquia como forma de preparar a comunidade espiritualmente para as festas de Nossa Senhora do Rosário e de S.Miguel Arcanjo , como tal o nosso grupo ficou encarregue de animar a Lausperene do dia 27 de Setembro.
Foi muito bom estarmos todos juntos em volta do Filho de Deus que deu a sua vida por nós.
  Que Deus renove o seu espírito e derrame todas as suas bênçãos no nosso interior. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bem-Vindos :)


O nosso Grupo tem o prazer de receber de braços abertos esses novos irmãos! A Doriana Andrade e o Rui Meneses sentiram-se chamados a fazer parte d'Os Mensageiros.

Bem-vindos irmão, é com muito gosto que vos recebemos. Esperamos que se sintam bem connosco e que se aproximem cada vez mais de Jesus, que é a razão fundamental da nosso existência como grupo.

"Quem encontra Cristo, encontra um tesouro."

sábado, 15 de setembro de 2012

Reflexão sobre o XXIV Domingo do T.C.


   A liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projectos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem.
 
   A primeira leitura (Is 50, 5-9) apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir essa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte. Contudo, o profeta está consciente de que a sua vida não foi um fracasso: quem confia no Senhor e procura viver na fidelidade ao seu projecto, triunfará sobre a perseguição e a morte. Os primeiros cristãos viram neste “servo de Jahwéh” a figura de Jesus.

   A segunda leitura (Tg 2, 14-18) lembra aos crentes que o seguimento de Jesus não se concretiza com belas palavras ou com teorias muito bem elaboradas, mas com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço, de solidariedade para com os irmãos.

   No Evangelho (Mc 8, 27-35) Jesus é apresentado como o Messias libertador, enviado ao mundo pelo Pai para oferecer aos homens o caminho da salvação e da vida plena. Cumprindo o plano do Pai, Jesus mostra aos discípulos que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo, tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

 "Andarei na presença do Senhor
sobre a terra dos vivos."

terça-feira, 11 de setembro de 2012

II Encontro com Cristo do Grupo de Jovens Os Mensageiros


   No fim-de-semana de 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro o nosso grupo realizou o seu II Encontro de Grupo com Cristo no Palácio de Santa Catarina tendo como tema a palavra "TESTEMUNHO".
   Foram três dias repletos de partilha, convívio, oração, reflexão e união. Todos juntos reflectimos que o testemunho de fé não é simplesmente debitar conteúdos mas sim encontro de corações onde entre lágrimas e sorrisos se partilha a vida, onde se dá e recebe um pouco de cada um de nós. É de dar graças a Deus todos os momentos vividos na companhia do seu filho muito amado, pois é no encontro com o rosto do filho de Deus que cada um descobre a pessoa que realmente é no mundo.

   Apesar dos momentos difíceis e das contradições da vida cada vez mais temos a certeza que queremos caminhar junto a Jesus.

  Para finalizar deixamos um especial obrigado a todas as pessoas que directa ou indirectamente contribuíram para a realização do nosso retiro pois sem a vossa ajuda e sem o vosso testemunho não seria a mesma coisa.

   A nós Mensageiros resta-nos continuarmos a dar testemunho do nosso lema porque "Todas as maravilhas que precisas estão dentro de Ti". Obrigado Jesus por novamente nos convidares a fazermos parte da tua Igreja. Que Deus abençoe a Todos.


Fica aqui alguns momentos vividos nesse encontro :)





"O Espírito Santo é a alma do testemunho da nossa vida."

domingo, 9 de setembro de 2012

Semeador do mês de Setembro*


Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de Setembro* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

sábado, 8 de setembro de 2012

I Trilho d'Os Mensageiros: Mistérios Negros


No dia 26 de Agosto, realizámos um trilho pedestre pelos Mistérios Negros.
É realmente de dar graças a Deus pelas suas maravilhas, e a Natureza é sem dúvida uma delas, pois é duma perfeição inexplicável.
Soube muito bem respirar ar puro, ouvir o cantar dos pássaros, cheirar o perfume das flores e caminhar calmamente, apreciando as lindas paisagens que nos rodeavam.
Nós gostámos imenso e pretendemos repetir.
A natureza tem tanto para nos dar, louvemos a Deus por isso!



"A harmonia da Natureza é o reflexo da bondade de Deus."

Reflexão sobre o XXIII Domingo do T.C.


   A liturgia do 23º Domingo do Tempo Comum fala-nos de um Deus comprometido com a vida e a felicidade do homem, continuamente apostado em renovar, em transformar, em recriar o homem, de modo a fazê-lo atingir a vida plena do Homem Novo.
 
   Na primeira leitura, Is 35, 4-7, um profeta da época do exílio na Babilónia garante aos exilados, afogados na dor e no desespero, que Jahwéh está prestes a vir ao encontro do seu Povo para o libertar e para o conduzir à sua terra. Nas imagens dos cegos que voltam a contemplar a luz, dos surdos que voltam a ouvir, dos coxos que saltarão como veados e dos mudos a cantar com alegria, o profeta representa essa vida nova, excessiva, abundante, transformadora, que Deus vai oferecer a Judá.

   A segunda leitura, Tg 2, 1-5 dirige-se àqueles que acolheram a proposta de Jesus e se comprometeram a segui-l’O no caminho do amor, da partilha, da doação. Convida-os a não discriminar ou marginalizar qualquer irmão e a acolher com especial bondade os pequenos e os pobres.

   No Evangelho, Mc 7, 31-37, Jesus, cumprindo o mandato que o Pai lhe confiou, abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo… No gesto de Jesus, revela-se esse Deus que não se conforma quando o homem se fecha no egoísmo e na auto-suficiência, rejeitando o amor, a partilha, a comunhão. O encontro com Cristo leva o homem a sair do seu isolamento e a estabelecer laços familiares com Deus e com todos os irmãos, sem excepção.

  "Ó minha alma, louva o Senhor."

terça-feira, 4 de setembro de 2012

1º Torneio de Futsal Masculino d'Os Mensageiros

Terminou no passado dia 24 de Agosto o 1º Torneio de Futsal Masculino organizado pelo nosso grupo. Foram 2 semanas de festa e convívio, repletas de entusiasmo, divertimento e muito exercício físico! 

Tivemos o prazer de contar com a participação dos seguintes Grupo:

 
Grupo de Jovens Os Mensageiros

 Associação G. J. Arcanjos

 Agrupamento 344 de Escuteiros (Lajes)

 G. J. Chamas do Espírito (Vila Nova)

 G. J. do Sagrado Coração de Jesus 
(S. Brás) 

 G. J. da Nossa Senhora da Guadalupe. 

Participaram no total 48 jovens atletas, sendo um deles um jovem mais experiente com apenas 50 anos de idade. 
O G. J. do Sagrado Coração de Jesus foi coroado como o grande vencedor do torneio numa final onde se bateu com a equipa mais jovem da competição mas que provou que, apesar da idade, formam um grande colectivo.


O G. J. do Sagrado Coração de Jesus também se destacou pelo enorme fair-play e correcção em todo o torneio sendo portanto um exemplo a seguir. 

No último lugar do pódio ficou o G. J. de Nossa Senhora da Guadalupe que também mostrou grande talento. 


Destaque ainda para as excelentes claques que cada um dos grupos de jovens fez comparecer no pavilhão. Mostrou a união entre os elementos de cada grupo e fizeram de cada jogo uma festa muito bonita. Foram sem dúvida dias de muita animação em que o entrosamento entre os grupos saiu a ganhar.


 "Actividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável.
Ela é a base da actividade intelectual, criativa e dinâmica!"

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Terço 20 de Agosto de 2012 - Lajes


"Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
como era no principio,agora e sempre... Amém!"

18 de Agosto - Missa Lar D. Pedro V


No dia 18 de Agosto, Os Mensageiros foram, com todo o agrado, novamente animar a missa ao Lar D.Pedro V.
É sempre bom recordar as pessoas com quem já nos encontramos várias vezes e, ainda mais, saber que se encontram bem.
Como sempre, agradecemos o carinho com que somos recebidos e aguardamos a próxima visita!