Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..."

Nossa Senhora de Fátima




Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo a Igreja Católica, terá aparecido repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições terão continuado durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceite a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Segundo a Irmã Lúcia, no seu último livro publicado em 2006, toda a mensagem subjacente às aparições de Nossa Senhora de Fátima é o seguinte:
"No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de , esperança e amor: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos". É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor."

As aparições e o grande milagre

No dia 13 de Maio de 1917, três crianças cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Os pastorinhos chamavam-se Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos de 9 e 7 anos.
Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como sempre faziam, foram surpreendidos por uma luz muito brilhante e forte.
Em cima de uma azinheira (uma espécie de carvalho), viram uma senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol. "Ela emanava uma luz mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente", relata Lúcia, ainda viva e, aos 94 anos, morando num convento em Coimbra, capaz de se emocionar até hoje com a lembrança.
Ela não esquece: a Senhora disse às crianças que era necessário rezar muito e convidou-as a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, sempre no dia 13 e àquela mesma hora.
O grande milagre, porém, ocorreu no dia 13 de Outubro, data da sexta e última aparição. Setenta mil pessoas lotavam o lugar e foram testemunhas do feito extraordinário prometido. Chovia. De repente, do meio das nuvens negras e carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma dança no firmamento. Como uma imensa bola de fogo parecia querer precipitar-se sobre a terra.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Animação da Missa no Lar D.Pedro V

No passado sábado, dia 7 de Maio, os Mensageiros foram animar a missa ao Lar D. Pedro V. Foi uma experiência muito agradável e foi cativante ver o quão interessados estavam os idosos e os familiares lá presentes no que estávamos a cantar e, também, no fim da Celebração, em saber mais sobre o nosso grupo. Fomos muito bem recebidos e agradecemos o convite e palavras do Pe. Alexandre Medeiros, e ficamos a aguardar uma próxima oportunidade para ir transmitir a mensagem do amor e da alegria que é viver com e para Jesus Cristo.
Que Deus nos permita, a nós jovens, ser luz para aqueles que estão mais abandonados e tristes, e a paz e alegria que tanto necessitam.

Oração à Nossa Senhora de Fátima

Virgem Santíssima,
transbordante da mais pura alegria
pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado,
fazei com que, imitando na terra a pureza de
vossa Anunciação,
a caridade de vossa Visitação a Santa Isabel,
amor terno a Jesus recém-nascido no presépio,
a humilde obediência com a qual vos
apresentastes no templo de Jerusalém,
possamos merecer também, como vós,
pela solicitude constante em buscarmos a Jesus
durante a vida, encontrá-lo definitivamente no
templo de Sua Glória Eterna.

Ámen.

Que "Maria, Mãe da humanidade peregrina, nos mantenha sempre estreitamente unidos a Jesus, Seu dialecto Filho e nosso Irmão, Senhor da vida e da glória."
Carta de João Paulo II à Irmã Lúcia, 19 de Abril de 2000.

Maria, Mãe dos Jovens, ilumina-nos sempre e ajuda-nos a seguir os desígnios de Deus, ajuda-nos a ser chama de amor num mundo que se encontra tão frio.

Nossa Senhora, Mãe da Juventude. Rogai por nós.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ser Jovem

O General Mac Arthur teve oportunidade de se pronunciar a respeito das fases da vida e o fez nos seguintes termos:

"A juventude não é um período da vida. Ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação. É uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto. Renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois? É aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida."

Considerando tudo isto, com certeza, é que Malba Tahan dizia que não importava se tem noventa, trinta ou dezassete anos.

Porque, afirmava, só o homem comum envelhece com o passar dos dias e dos anos.

O Espírito superior, porém, indiferente ao escoar do tempo, só envelhece com o aniquilamento das suas ilusões e com o abandono de seus sonhos.

A mocidade é medida pela confiança e pelo esplendor dos seus sonhos. Pode-se ser jovem com a própria fé, a coragem, que ultrapassa a timidez.

Pode-se ser velho com nosso próprio medo. A velhice se implanta quando a ânsia de aventura é vencida pelo desânimo e a pessoa somente deseja ficar repousando, viver tranquila.

Assim, seremos jovens enquanto nos conservarmos receptivos às mensagens da natureza. Enquanto tivermos olhos de ver a diversidade infinita de cores da paisagem.

Enquanto tivermos ouvidos de ouvir a melodia do vento nos ramos do salgueiro e o tamborilar da chuva no telhado, escorrendo pela calha.

Seremos jovens enquanto nos deixarmos arrebatar por tudo que é belo, bom, grande.

Enquanto o verde da esperança predominar na policromia da nossa alma. Enquanto o desânimo não conseguir entrar a porta do coração e a preguiça não dominar a mente.

Enquanto tivermos forças para tecer a colcha de retalhos da nossa vida com sentimentos positivos: um quadradinho azul de amor, um quadradinho rosa de perdão. Um “retalhinho” lilás de compreensão. Um arremate branco de amizade.

Se você tem um trabalho para cansar, uma tristeza para sentir, uma comida da qual reclamar, não se permita enrugar, envelhecendo.

Se o seu sonho foi desfeito, permita-se outros sonhos e siga em frente.

Lembre-se de agradecer a Deus, por tudo, pois existem muitos que dariam tudo para estar no seu lugar.



terça-feira, 3 de maio de 2011

1 de Maio

No passado Domingo, dia da Divina Misericórdia, Dia da Mãe e dia da Beatificação de João Paulo II, houve um encontro de Casais com Cristo, no nosso centro Paroquial, com início pelas 9h da manhã e terminando com a celebração da missa às 19h. Foram 10horas de muita partilha, aquisição de novos conhecimentos, risos e alegria.
Os Mensageiros estiveram presentes das 9h às 18h30, tendo sido o terço e a missa acompanhados pelos nossos irmãos Arcanjos.
Para nós foi muito interessante conhecer mais profundamente a história e o porquê da celebração do Dia da Divina Misericórdia, bem como conhecer ou reconhecer a história e os feitos do Papa dos Jovens, que no mesmo dia foi Beatificado.
Para além do nosso papel de animação, também estivemos mais incluídos neste encontro aquando dos trabalhos de grupo, pois fomos integrados num grupo, o grupo dos jovens, enquanto o outro grupo era o dos casais. Foi uma altura muito interessante para nós como jovens e membros de um grupo, pois pudemos ouvir os conhecimentos dos mais velhos e ao mesmo tempo partilhar o que nós, apesar de muito pequenos na nossa caminhada, também sabemos e já vivenciamos. Para melhor ajudar os nossos pensamentos, responder às nossas dúvidas e receios, como jovens, casais e membros de uma comunidade, esteve também o nosso Pároco, Pe. António Rocha, que como sempre, nos elucidou acerca dos temas falados.
Houve também momento de Adoração ao Santíssimo, altura em que se agradeceu pelos momentos vividos no encontro, pela vida de um Santo que todos nós conhecemos e tanto nos amou.
Para nós, Mensageiros, foi um dia de aprofundamento e amadurecimento na fé e, também, um dia divertido de convívio entre nós e entre os nossos Amigos Casais em Cristo.
Aqui ficam algumas fotografias deste dia.

domingo, 1 de maio de 2011

Papa beatifica João Paulo II

Seis anos após sua morte, o papa João Paulo II foi proclamado beato, ontem, pelo seu sucessor, Bento XVI, em uma cerimónia assistida por 1,5 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Com a nossa autoridade, concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II seja chamado de beato e que se possa celebrar a sua festa todos os anos, no dia 22 de Outubro, nos lugares e conforme as regras estabelecidas pelo direito", declarou o pontífice. Seguiram-se oito minutos de palmas.

Na janela principal da fachada da Basílica de São Pedro, uma cortina correu devagar para mostrar um rosto sorridente e ainda cheio de juventude de João Paulo II, com uma auréola de santo aplicada em fundo de céu azul. A freira francesa Marie Simon Pierre, beneficiada pelo milagre aprovado para a beatificação, depositou junto do altar uma relíquia de seu benfeitor - uma ampola com sangue colhido no hospital, em seus últimos dias de vida.

"Giovanni Paolo, Giovanni Paolo!", gritaram os compatriotas poloneses, num entusiasmo contagiante que a multidão ecoou. A julgar pelas bandeiras vermelhas e brancas, os poloneses eram maioria na praça, cerca de 80 mil peregrinos.

Bento XVI também parecia emocionado em beatificar o seu antecessor, com quem ele trabalhou durante 23 anos. "Passaram-se já seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele tempo, sentíamos pairar o perfume da sua santidade", afirmou o papa em sua homilia. "Ele abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e económicos, invertendo com a força de um gigante, uma tendência que podia parecer irreversível", acrescentou.

SANTO
Beato pode ser canonizado em anos
O papa João Paulo II pode ser canonizado "dentro de alguns anos", declarou o número dois do Vaticano, o cardeal Tarciso Bertone.

"Basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal, (uma cura) vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos", afirmou o cardeal.

Durante a manhã, depois da declaração de beatificação pronunciada em polonês por Bento XVI, muitas pessoas presentes à Praça São Pedro clamaram "Santo Subito" (Santo Já), como fizeram há seis anos, durante o seu funeral.

A beatificação de João Paulo II foi realizada em tempo recorde. Geralmente, o processo começa cinco anos após a morte do candidato.

João Paulo foi beatificado no dia em que a Igreja celebra o Dia da Divina Misericórdia, que neste ano caiu no 1º de Maio, coincidindo com o Dia do Trabalho, o que para muitos é uma feliz coincidência, já que o papa foi operário metalúrgico.

Deixamos um vídeo com música escrita e cantada pelos Anjos de Resgate, em homenagem ao nosso Peregrino de amor, ao Amigo dos Jovens, João Paulo II!