sábado, 28 de fevereiro de 2015

II Domingo da Quaresma | Ano B - REFLEXÃO


    No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.

    O Evangelho, Mc 9, 2-10 relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

    Na primeira leitura, Gen 22, 1-2.9a.10-13.15-18 apresenta-se a figura de Abraão como paradigma de uma certa atitude diante de Deus. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total (mesmo quando os planos de Deus parecem ir contra os seus sonhos e projectos pessoais). Nesta perspectiva, Abraão é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.

    A segunda leitura, Rom 8, 31b-34 lembra aos crentes que Deus os ama com um amor imenso e eterno. A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira. Sendo assim, o cristão nada tem a temer e deve enfrentar a vida com serenidade e esperança.

«Andarei na presença do Senhor
sobre a terra dos vivos.»

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Vigília da Quaresma - CONVITE


    O nosso grupo convida toda a comunidade paroquial a participar na Vigília da Quaresma a decorrer no dia 27 de Fevereiro, Sexta-feira, pelas 20h00 na nossa Igreja Paroquial. PARTICIPA!


"A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele" 
 Papa Francisco

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Domingo VI do Tempo Comum | Ano B - REFLEXÃO


    A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.

    A primeira leitura, Lev 13, 1-2.44-46 apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.

    O Evangelho, Mc 1, 40-45 diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projectos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.

    A segunda leitura, 1 Cor 10, 31 _ 11, 1 convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projectos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.

«Sois o meu refúgio, Senhor;
dai-me a alegria da vossa salvação.»

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Semeador do mês de Fevereiro*

Já se encontra disponível o Jornal da nossa Paróquia “O Semeador” referente ao mês de FEVEREIRO* no nosso Blog ;D
Se pretender receber mensalmente o jornal paroquial em sua casa faça a sua solicitação junto da nossa Igreja Paroquial. 

Faça parte deste meio de evangelização e adquire já o seu exemplar.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Domingo V do Tempo Comum | Ano B - REFLEXÃO


    Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflecte sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas é um projecto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

    Na primeira leitura, Job 7, 1-4.6-7, um crente chamado Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.

   No Evangelho, Mc 1, 29-39 manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.

    A segunda leitura, 1 Cor 9, 16-19.22-23 sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua acção e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

«Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.»

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DVD Comunicação Social e Nova Evangelização



    O objectivo geral do Ano Pastoral 2013 - 2014 era de promover a Pastoral da Comunicação como resposta aos grandes desafios da Nova Evangelização de hoje.

    O nosso Grupo no âmbito da promoção de uma nova evangelização, tem o prazer de vos apresentar o DVD "Comunicação Social e Nova Evangelização", na qual apresentamos um conjunto de 11 vídeos/reflexões com temas abordados pelo nosso Pároco Pe. António Rocha em colaboração com o nosso grupo.

   Para nós a realização deste DVD foi um desafio extremamente enriquecedor, mas também um desafio cumprido, pois graças aos novos meios de comunicação conseguimos levar a nossa mensagem a cada vez mais pessoas de várias faixas etárias, vários grupos sociais e com várias ideologias. Assim, com a graça do Espírito Santo, conseguimos ser verdadeiros mensageiros da mensagem do Amor de Jesus.


Para mais informações ou adquirir o DVD


"A evangelização exige que se dê uma atenção ativa ao mundo das comunicações sociais tendo aí uma oportunidade nova para atingir o coração do homem.”

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Conferência "Alegria do Evangelho" - Frei Bento Domingos


"A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus"