sábado, 29 de novembro de 2014

I Domingo do Advento | ANO B - REFLEXÃO


    A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera.

    A primeira leitura, Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7 é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas “qualidades” de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.

    O Evangelho, Mc 13, 33-37 convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de “vigilância” – isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

    A segunda leitura, 1 Cor 1, 3-9 mostra como Deus se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.

«Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar,
mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.»

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tempo do Advento


    O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá.


A Coroa do Advento

    Ela é tão simples quanto bonita: um círculo feito de ramos verdes, geralmente de cedro. Nele coloca-se uma fita vermelha longa que, ao mesmo tempo enfeita e mantém presos à haste circular os ramos. Quatro velas de cores variadas completam essa bela grinalda que, nos países cristãos, orna e marca há séculos a época do advento. A esta grinalda dá-se o nome de Coroa do Advento.

A forma circular

    O círculo não tem princípio, nem fim. É interpretado como sinal do amor de Deus que é eterno, não tendo princípio e nem fim. O círculo simboliza também o amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve se acabar, chegar ao fim. O círculo ainda traz a ideia de um "elo" de união que liga Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".

Os Ramos verdes

    Verde é a cor que representa a esperança, a vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final da nossa vida terrena. Os ramos verdes lembram as bênçãos que sobre os homens foram derramadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda entre nós e que, agora, com uma esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na segunda e definitiva volta d'Ele.

As Quatro velas

    O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiência da escuridão e do pecado.
    À medida que nos aproximamos do Natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando a aproximação da chegada até nós Daquele que é a Luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem dissipa toda escuridão. É quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e a "paz na Terra entre os homens de boa vontade".  

Todos os grandes eventos exigem uma preparação. Por isso, a Igreja instituiu, na Liturgia, um período que antecede o Natal: o Advento.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Os anos litúrgicos e a Eucaristia Dominical

    
A Igreja proclama os quatro evangelhos durante as missas dominicais, em três ciclos litúrgicos: Ano A, Ano B e Ano C. Ao assistir-se à Eucaristia durante três anos seguidos, recebe-se uma catequese completa sobre a vida, obra e mensagem de Jesus.  

No Concílio Vaticano II (1962-1965), os padres conciliares aprovaram um Leccionário Litúrgico, conhecido como “Livro de leituras para a missa”. O seu objectivo é ajudar-nos a conhecer e a amar Jesus e a sua obra salvadora através da Palavra de Deus.

Para as missas dominicais, o leccionário apresenta leituras e um salmo responsorial cuja numeração litúrgica está entre parêntises. As leituras estão organizadas de forma a aproximar-nos do mistério de Cristo e da sua obra de salvação.

A primeira leitura é retirada do Antigo Testamento exceptuando no Tempo Pascal em que pertence ao livro dos Actos dos Apóstolos.

 Respondemos à primeira leitura com um salmo,do livro dos Salmos.

A segunda leitura vem das cartas (epístolas) de S.Paulo e do Novo Testamento.

A leitura do Evangelho varia segundo os ciclos litúrgicos:

No Ano A lemos Mateus

No Ano B lemos Marcos

No Ano C lemos Lucas

O Evangelho de S.João lê-se nos tempos especiais (ou fortes) do ano litúrgico: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.

Para entender melhor tudo isso, preste mais atenção nos detalhes e na liturgia da Igreja.

domingo, 23 de novembro de 2014

Missa no Lar D.Pedro V - 15 de Novembro de 2014





"A velhice é santa, pura quanto a primeira infância; por isso aproxima-se de Deus e vê mais claro e mais longe nas profundezas do Infinito."

sábado, 22 de novembro de 2014

CRISTO REI DO UNIVERSO - XXXIV TC | ANO A - REFLEXÃO


    No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.

    A primeira leitura, Ez 34, 11-12.15-17 utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.

    O Evangelho, Mt 25, 31-46 apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios, ficará à margem do Reino.

    Na segunda leitura, 1 Cor 15, 20-26.28, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28).

"O Senhor é meu pastor: nada me faltará."

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Encontro de Jovens com Cristo - 7, 8 e 9 de Novembro de 2014


    No fim-de-semana 7, 8 e 9 de Novembro o nosso grupo preparou, organizou e animou um Encontro de Jovens com Cristo, por inscrições, no Palácio de Santa Catarina, para jovens entre os 15 e os 25 anos. Foram um total de 31 os jovens adolescentes que aceitaram o convite e deixaram que Deus entrasse nos seus corações. 

    Para muitos dos jovens este foi o seu primeiro encontro com Jesus Cristo. Neles foi colocada uma semente, que foi amadurecendo ao longo do encontro e que agora se espera que dê fruto. Os outros jovens para quem este já não foi o seu primeiro encontro com Cristo, esperamos que a sua chama da fé tenha sido fortificada e que, assim, possam fazer ainda mais render todos os seus dons em prol de um mundo melhor. 

    Deixamos um agradecimento especial a todas as pessoas que nos deram o seu “sim” e que tiraram do seu tempo para que este retiro fosse possível. A todos os palestrantes, à equipa da cozinha, ao Padre António que nos orientou na planificação de todo o encontro, o nosso muito obrigado. Que Deus a todos abençoe.


























"Senhor fazei de mim um instrumento de vossa Paz."

domingo, 16 de novembro de 2014

10 Conselhos do Papa Francisco aos Jovens


1|Ter um coração jovem sempre:
    “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração sempre jovem: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)

2| Ir contra a corrente:
    “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida”. (Santa Missa dos crismandos em Roma – 28 de Abril de 2013)

3| Apostar em grandes ideais:
    “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!” (Catequese do dia 24/04/2013).

4| Estar com Deus em silêncio:
    “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”. (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de Junho)

5| Rezar o Rosário:
    “Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.” (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de Junho)

6| Fazer barulho:
    “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”. (Discurso aos Jovens Argentinos durante a JMJ Rio 2013)

7| Aproximar-se da cruz de Cristo:
    “Queridos amigos, a Cruz de Cristo nos ensina a sermos como o Cireneu, aquele que ajuda Jesus a levar o madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tiveram medo de acompanhar Jesus até o fim, com amor, com ternura. E tu, como és? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?” (Discurso aos Jovens durante a Via-sacra, em Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

8|Ser protagonista das mudanças:
    “Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não vejam a vida do lado de fora, entrem nela. Jesus não ficou de fora, Ele mergulhou… ‘Não olhem de fora’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

9| Servir sem medo:
    “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor”. (Homilia da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013)

10| Ser revolucionário:
    “Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena comprometer-se para toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Discurso aos voluntários da JMJ Rio 2013)

"Queridos Jovens, não tenham medo de Sonhar com coisas grandes!"

sábado, 15 de novembro de 2014

XXXIII Domingo do Tempo Comum | ANO A - REFLEXÃO


  A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunha consciente, activa e comprometida desse projecto de salvação/libertação que Deus Pai tem para os homens.

  O  Evangelho, Mt 25, 14-30 apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus. Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os “bens” que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os “bens” que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está a desperdiçar os dons de Deus e a privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito).

  Na segunda leitura, 1 Tes 5, 1-6, Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor pela segunda vez; mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projectos, empenhando-se activamente na construção do Reino.

  A primeira leitura, Prov 31, 10-13.19-20.30-31 apresenta, na figura da mulher virtuosa, alguns dos valores que asseguram a felicidade, o êxito, a realização. O “sábio” autor do texto propõe, sobretudo, os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”. Não são só valores da mulher virtuosa: são valores de que deve revestir-se o discípulo que quer viver na fidelidade aos projectos de Deus e corresponder à missão que Deus lhe confiou.

«Ditoso o que segue o caminho do Senhor»

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sê Bem-Vinda ao Grupo :)


Todos nós temos a honra de receber de braços abertos a Tatiana Borges  n'Os Mensageiros.

   É com enorme agrado que te recebemos, esperamos que te sintas bem connosco e que acima de tudo, consigas vivenciar Jesus nesta nova caminhada da tua vida, pois com Ele tudo, sem Ele nada.
     
Pedimos a Deus que te abençoe e te guarde.
Bem-vinda Mensageira!

Preparação do Encontro de Jovens com Cristo


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Peditório da Liga Contra o Cancro - 2 de Novembro de 2014


"A verdadeira Solidariedade começa quando não se espera nada em troca."



Muito Obrigado a todos os que colaboraram para o sucesso desta causa!


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

9º Aniversário do nosso Grupo - 25 de Outubro de 2014


    A Vida é um verdadeiro milagre. De facto a Vida de um grupo ainda mais. E os milagres são as maravilhas que Deus vai sendo neste mundo, donde nunca saiu, que nos fazem ver o final desta história, tantas vezes repleta de amor, tantas outras de dor. As maravilhas que Deus derrama no decurso dos nossos dias têm sabor a  vitória: a vitória do amor sobre a dor, da esperança sobre a tristeza, do acreditar sobre o abandonar.

    No dia 25 de Outubro foi dia de celebrar a vitória sobre estes 9 anos de caminhada. De celebrar a nossa amizade e alegria em Jesus que nos deu uma mensagem e fez, por isso, de nós seus mensageiros. Foi um dia especial para todos nós pois passou mais um ano na nossa caminhada, mais 365 dias de vida em grupo, de crescimento enquanto pessoas, de amadurecimento na fé. "Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de Ti". E o dentro de nós, o centro do nosso coração é Jesus, que nos faz crescer em volta de um lema e de uma mensagem de fé e nos dá força para juntos darmos continuidade a está longa jornada de Jovens Cristãos e lutar contra as contrariedades da Vida.

  Nós queremos agradecer, hoje e sempre, a todos os que nos acompanharam e acompanham ao longo dos anos. Um agradecimento especial às nossas famílias, que são o nosso apoio em tudo o que fazemos, ao nosso Pároco, que há 9 anos atrás colocou a semente em nós que cresceu e deu fruto, sendo sempre o nosso fiel Pastor, e a Jesus, o nosso ideal enquanto grupo. Que Deus nos abençoe a todos e nos faça sermos sempre fieis aos seus ensinamento!











Obrigado Senhor por mais este ano repleto de vivências!