quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Semeador do mês de Novembro*

Já se encontra disponível o Jornal da nossa Paróquia “O Semeador” referente ao mês de NOVEMBRO* no nosso Blog ;D
Se pretender receber mensalmente o jornal paroquial em sua casa faça a sua solicitação junto da nossa Igreja Paroquial. 

Faça parte deste meio de evangelização e adquire já o seu exemplar.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Da Alegria do Evangelho à saída Missionária da Igreja - Ano Pastoral 2014/2015


    As Orientações Pastorais para os próximos anos são-nos dadas pelo Papa Francisco, na recente Exortação Apostólica "A Alegria do Evangelho":


«Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado  mais à evangelização do mundo actual que à auto preservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária, em todas as suas instâncias, seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de "saída"...»

(Papa Francisco, Exortação Apostólica, 
A Alegria do Evangelho =AE, 24 de Novembro de 2013, n.27).

    No Ano Pastoral 2014/2015, vamos procurar pôr em movimento este processo de uma «nova "saída" missionária» da Igreja, como propõe o Papa Francisco.

    Tenho, assim, a alegria de apresentar e aprovar as Orientações Diocesanas de Pastoral para 2014-2015, bem em sintonia com o grande desafio, lançado pelo Papa Francisco, no sentido de passar de «uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária»:

- «Duma Igreja autorreferencial para uma Igreja nas periferias existenciais;
- Duma Igreja alfândega a uma Igreja samaritana;
- Duma Igreja prestígio e poder a uma Igreja pobre e para os pobres;
- Duma Igreja assistencialista a uma Igreja profética e comprometida;
- Duma Igreja fechada em si a uma Igreja acidentada por sair às ruas;
- De uma Igreja centralizadora a uma Igreja "comunidade de comunidades";
- Duma Igreja clerical a uma Igreja toda ministerial.»


Assim nos ajude e acompanhe a Virgem Maria, Mãe da Igreja, nesta caminhada de «conversão pastoral e missionária»!

domingo, 26 de outubro de 2014

Procissão de Nossa Senhora de Fátima - 13 de Outubro de 2014


    Como tem vindo a ser habitual, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem percorrido toda a comunidade a levar a sua benção, mensagem e protecção.

    No presente mês de Outubro, após a Celebração Eucarística animada por nós na Escola dos Remédios, o andor da Nossa Senhora foi ao encontro das famílias da zona das Pedreiras (Aeroporto). É de salientar a enorme aderência da população local no arranjo de suas casas, como também na preparação do ponto de paragem da imagem peregrina.

    Que a Virgem Maria abençoe a todos os que prepararam tão calorosa recepção e ilumine a todos os que participaram nesta manifestação de Fé. 





Nossa Senhora de Fátima, Mãe dos homens e dos povos, acolhei as nossas preces no teu Coração Imaculado.

sábado, 25 de outubro de 2014

Parabéns Mensageiros :)


    Hoje, dia 25, celebramos o nosso 9º aniversário. Iremos comemorar esta data tão especial participando na Eucaristia com total dedicação, transmitindo a nossa mensagem através dos nossos cânticos e ofertando ao Senhor símbolos importantes para nós, como forma de agradecimento por todas as maravilhas que realizou no nosso grupo ao longo deste último ano.

    Queremos agradecer, hoje e sempre, a todos os que nos acompanharam e acompanham ao longo destes 9 anos de caminhada. Um agradecimento especial às nossas famílias, que são o nosso apoio em tudo o que fazemos, ao nosso Pároco, que há 9 anos atrás colocou a semente em nós que cresceu e deu fruto, sendo sempre o nosso fiel Pastor, e a Jesus, o nosso ideal enquanto grupo.

    Para terminar, pedimos ao Senhor que derrame sobre todos nós as Suas bênçãos e graças, e que nos acompanhe durante esta Celebração.

Feliz aniversário para todos Nós! 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arraial Infantil - Festas das Lajes 2014


    A convite da Comissão de Festas das Lajes 2014, o nosso grupo esteve presente na animação das crianças na noite do Arraial Infantil.

    Colaboramos através da distribuição de sumos e doces às crianças, na realização de facepainting, tatuagens com glitter, manicures e maquilhagens a todos os que foram ao nosso encontro, e, também, através do entretenimento das crianças com 3 mascotes do grupo (os 3 anões).

    Foi uma noite diferente e muito divertida, na companhia de todas as crianças que nos visitaram e das suas famílias.

    Por fim, queremos agradecer à Comissão de Festas pelo convite e confiança que teve para com nosso grupo e dar os parabéns pela excelente iniciativa quer na organização desse maravilhosa noite bem como na organização das nossas festas tradicionais :)













Naquela mesma hora os discípulos se aproximaram de Jesus, perguntando: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E todo aquele que receber, em meu nome, uma criança como esta, recebe a mim. 
(Mt 18:1-5)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

22 de OUTUBRO DE 2014: SÃO JOÃO PAULO II, DROGAS E AÇORIANIDADE.


    É a primeira vez que exponho nas redes sociais esta preocupação crescente desde alguns meses a esta parte. Em parte, informado pelo testemunho de pessoas que vivem na Terceira e que me vão contando o caso de mais um jovem que se meteu no mundo da droga; em parte, confirmado pelos jornais regionais que vão trazendo notícias alarmantes sobre a toxicodependência nos Açores; mas, sobretudo, INDIGNADO, como cristão, pelo ainda-não-posicionamento pastoral proporcional à dimensão do problema por parte da Igreja Açoriana sobre este tema tão grave para a sociedade açoriana que a Igreja dos Açores diz querer conhecer.

    Desde já, alerto que não me move qualquer tipo de preconceito para com as pessoas toxicodependentes: não sou ninguém para as julgar. Não conheço as suas dificuldades concretas, que podem ser causa do consumo de droga, ou as suas histórias pessoais, que muitas vezes as podem ter conduzido até um aparente beco sem saída, chamado dependência.Os toxicodependentes MERECEM a ajuda de todos nós, mas não porque sejam coitadinhos (porque não o são)! Os toxicodependentes são pessoas, seres humanos dotados de uma dignidade ontológica inalienável. Mas, e sobretudo, para nós, crentes cristãos, são nossos irmãos e nosso próximo, são templo do Espírito Santo, rosto e corpo no qual Jesus continua a sua paixão.

    Hoje, é a primeira vez que se celebra a memória de São João Paulo II. Se este homem pode ser chamado "Magno" (Grande) por muitos motivos, o motivo pelo qual desempenhou uma missão ímpar na vida eclesial foi a sua dedicação à juventude. As JMJ's são apenas um sinal visível de massas da dedicação, constante e total, que preencheu a vida do papa polaco. Pois, é nesse mesmo dia que, ao ler os titulares dos jornais regionais, encontro-me com a notícia do julgamento de três jovens que introduziam droga em duas escolas micalenses (http://jornais.sapo.pt/local/acores/6766). Isto, mais uma vez, fez-me pensar em outras notícias que já tinha lido sobre a matéria. A que mais me chocou foi a de que os "Jovens açorianos são dos que mais consomem droga em todo o país", segundo estudo de 2012 e actualizado em março deste ano. (http://www.correiodosacores.info/…/5737-jovens-acorianos-sa…)

    A minha pergunta é: como é possível não ver o óbvio? Como pode a Igreja continuar muda diante de uma acontecimento desta gravidade? Como é possível não nos doer o coração quando conhecemos alguns desses jovens que foram apanhados na teia?
E não me venham falar da prevenção e da informação! Todos os jovens da minha vida, mais velhos ou mais novos, no nosso tempo escolar, somos "bombardeados" por campanhas de sensibilização, projectos de A.P., cartazes, etc.... 
    O problema é um problema cultural! Um problema global, é certo...; mas com uns contornos muito regionais. Em poucos anos, a realidade cultural açoriana, ao mesmo tempo que se tem transformado em termos de acesso às tecnologias da informação e comunicação e a nível de mobilidade, não tem assistido a um proporcional debate acerca da transformação da identidade açoriana, que tem a sua raiz mais profunda na açorianidade, intuída por Vitorino Nemésio. Não se tem discutido quem somos, de onde vimos e para onde vamos, como povo com uma cultura e identidade própria. Não se tem constituído um intercâmbio entre profecia da juventude e sabedoria dos anciãos que continue a forjar a nossa açorianidade. Aliada a isto, a crise económica veio gerar uma sensação de desencanto, de uma necessidade de fuga (não necessariamente geográfica) dos problemas, de desilusão de uma realidade que, afinal, não dá de si tudo o que promete. 
    Se bem que este é um debate cultural, a Igreja deve estar aí, a oferecer a proposta de vida plena e verdadeira que recebeu na manhã daquele Páscoa: Jesus Cristo ressuscitado. Mais do que nunca, é preciso fazer dialogar a espiritualidade (experiência cristã de Deus) com a açorianidade e o actual mundo de significados, expectativas e projectos juvenis. Temos tanto para dar... e os nossos jovens precisam tanto de receber isto.

    A primeira vez que reflexionei sobre isto em público, foi na meditação de um terço do Espírito Santo, no 4º mistério doloroso. Jesus, a caminho do Calvário, diz às mulheres que por Ele choram que não chorem por Ele, mas sim pelos seus filhos, porque, questionava ele, se fizeram isso ao lenho verde,o que não farão ao seco. E, naquele momento, disse que nós devíamos chorar o calvário dos jovens açorianos que estão no mundo da toxicodependência.
Frei. Renato Pereira

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Encontro de Jovens com Cristo (7,8 e 9 de Novembro) - INCREVE-TE!


    Estão abertas as inscrições para o “Encontro de Jovens com Cristo”, organizado pelo nosso grupo, que se irá realizar nos dias 7,8 e 9 de Novembro no Palácio de Santa Catarina em Angra do Heroísmo.

    A participação está aberta a todos os jovens entre 15 e 25 anos de idade e as inscrições podem ser formalizadas através da nossa página de Facebook, através dos elementos do grupo ou então na Sacristia da Igreja Paroquial das Lajes. 

Clica na imagem para te inscreveres na página de facebook


INSCREVE-TE! CRISTO ESPERA PELO TEU SIM*

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conclusão do Ano Pastoral - “Comunicação Social e Nova Evangelização”


    Terminou no passado dia 4 de Outubro o Ano Pastoral 2013-2014, com o tema “Comunicação Social e Nova Evangelização”. O objectivo geral do Ano Pastoral era o de promover a Pastoral da Comunicação como resposta aos grandes desafios da Nova Evangelização de hoje. 

    Após reuniões de preparação e reflexão com o nosso Pároco Pe. António Rocha, o nosso grupo não ficou alheio a este tema e criou um conjunto de objectivos para todo o ano, tendo sido todos eles cumpridos. Começamos por tentar aperfeiçoar os meios de nova evangelização que já dispúnhamos, o blog e o meocanal. 
    De seguida, iniciámos a gravação de vídeos reflexivos pelo Pe. António para colocar no meocanal, no blog e no facebook do grupo. Gravamos e publicamos até então 11 vídeos, sendo que será uma actividade a continuar, pois é da vontade tanto do grupo como do Pároco.

    Também no âmbito deste Ano Pastoral, publicaremos um vídeo com todas as actividades que o grupo realizou durante este ano, de forma a aproveitar os meios que dispomos para captar a atenção dos jovens e tentar (re)acender neles a chama da fé.

    Por fim, publicamos trimestralmente o nosso Jornal Trimestral, para que através dele pudéssemos atingir todos aqueles que não nos podem acompanhar, seja pela Internet ou Meocanal, para, assim, alcançarmos um maior leque de pessoas. 
    Para nós foi um desafio extremamente enriquecedor, mas também um desafio cumprido, pois graças aos novos meios de comunicação e com as actividades que nos propusemos a realizar durante todo o Ano Pastoral, conseguimos levar a nossa mensagem a cada vez mais pessoas de várias faixas etárias, vários grupos sociais e com várias ideologias. Assim, com a graça do Espírito Santo, conseguimos ser verdadeiros mensageiros da mensagem do Amor de Jesus.

Agora cabe a nós acolhermos o novo Ano Pastoral 2014-2015, com o tema “Da Alegria do Evangelho à saída Missionária da Igreja”.

domingo, 19 de outubro de 2014

Dia Mundial das Missões - 19 de Outubro de 2014


Sabia que...

    - SABIA QUE, o mês de Outubro é o mês dedicado às missões, mês de oração e oferta pelos missionários, mês de recordarmos todos a nossa vocação missionária, mês de nos lembrarmos que a Igreja é essencialmente uma Igreja missionária? 

    - SABIA QUE, S. Francisco de Xavier, juntamente com Santa Teresinha, são os grandes padroeiros mundiais das missões, cada um deles com a sua vocação e seu estilo de vida?


    - SABIA QUE, Francisco Xavier – juntamente com S. Inácio de Loiola, Santa Teresa de Ávila, São Filipe de Néri – foi canonizado no dia 12 de Março de 1622, pelo Papa Gregório XV, ficando a ser venerado como Grande Apóstolo do Oriente e o modelo de todos os missionários? 

ORAÇÃO MISSIONÁRIA

Espírito Santo,
que desceste sobre os Apóstolos
e os fizeste anunciadores do Evangelho:

derrama os teus dons sobre cada um de nós
e torna-nos sensíveis
aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos;
desperta nos corações
das famílias,
das crianças,
dos jovens
e adultos
o ideal missionário;
dá força e coragem a todos
quantos se entregam totalmente ao serviço da MISSÃO.
Amém

sábado, 18 de outubro de 2014

XXIX Domingo do Tempo Comum | ANO A - REFLEXÃO


    A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a reflectir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus nos convoca a um compromisso efectivo com a construção do mundo.

    O Evangelho, Mt 22, 15-21 ensina que o homem, sem deixar de cumprir as suas obrigações com a comunidade em que está inserido, pertence a Deus e deve entregar toda a sua existência nas mãos de Deus. Tudo o resto deve ser relativizado, inclusive a submissão ao poder político.

    A primeira leitura, Is 45, 1.4-6 sugere que Deus é o verdadeiro Senhor da história e que é Ele quem conduz a caminhada do seu Povo rumo à felicidade e à realização plena. Os homens que actuam e intervêm na história são apenas os instrumentos de que Deus se serve para concretizar os seus projectos de salvação.

    A segunda leitura, 1 Tes 1, 1-5b apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã que colocou Deus no centro do seu caminho e que, apesar das dificuldades, se comprometeu de forma corajosa com os valores e os esquemas de Deus. Eleita por Deus para ser sua testemunha no meio do mundo, vive ancorada numa fé activa, numa caridade esforçada e numa esperança inabalável.

"Aclamai a glória e o poder do Senhor."

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Procissão Solene em honra de N.ª Senhora do Rosário & São Miguel Arcanjo


    No dia 5 de Outubro decorreu a missa festiva e a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e do nosso padroeiro São Miguel Arcanjo. Mais um ano o povo manifestou a sua fé e participou activamente na componente religiosa das nossas festas dando uma mensagem de unidade paroquial. É disso exemplo a organização dos andores, a participação da catequese paroquial, a decoração do trajecto da procissão com tapetes, arco, bandeiras, faias e colchas. 
    Após a celebração eucarística seguiu-se  a procissão que percorreu o percurso habitual com uma grande participação das pessoas.

    Que todo esse testemunho de fé se espalhe por toda a nossa comunidade paroquial e que todos sintam o dever cristão de participar cada vez mais activamente nesta festa. Um bem-haja a todos pelo gesto nobre do serviço prestado à comunidade Lajense.







Vídeo da Procissão Festiva - 5 de Outubro de 2014


"Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristão a graça de compreender a grandiosidade da devoção do teu santo rosário."

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Andor do Arcanjo São Rafael 2014


    O nosso grupo como já vem sendo tradição comprometeu-se a preparar e a ornamentar o andor de São Rafael, tendo escolhido para tema do andor: "Aliança Eterna com Deus". A escolha deste tema relaciona-se com o facto de São Rafael, além de ser o "Arcanjo" da cura dos doentes, ser também um santo que auxilia no compromisso e no matrimónio.


(Realização dos Desenhos - Nuno Parreira)

(Realização do projecto em 3D - António Silva)

Em passagens do Antigo Testamento pode ler-se a história de Tobias e de seu pai que passou pela provação da cegueira, sendo através do auxílio de São Rafael, enviado por Deus, que Tobias procurou a cura para o pai. Para além da cura do pai, Tobias sob a graça de São Rafael encontrou a esposa Sara.





Na estrutura do andor encontram-se edificados vários elementos que irão ser aqui descritos para a melhor compreensão do tema.

    Os espelhos espalhados pelo andor simbolizam a forma humana que o anjo São Rafael assumiu na terra para ajudar Tobias na cura da cegueira do seu pai, bem como a visão recuperada pelo pai de Tobias.

    Os triângulos em veludo e de espelho representam a união perfeita entre marido e mulher quando concretizam o sacramento do matrimónio, tal como Tobias e sua esposa Sara. 

    As Alianças são símbolo do compromisso não só do matrimónio, como também do compromisso com Deus e a sua igreja. 

    Nas almofadas está expressa a mensagem deixada por São Rafael ao mundo, enquanto o guarda-jóias de cor azul simboliza o local onde se guarda a maior jóia do mundo, a palavra de Deus. 

    As flores brancas presentes remetem para a pureza do anjo São Rafael e da sua mensagem divina transmitida a nós cristãos. 
______________________________________

Por fim, e não menos importante, queremos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram na elaboração e ornamentação do andor deste ano:

- Obrigado Sr. Marco Borges pelos maravilhosos arranjos florais que deram um toque de brilho e elegância ao nosso andor e pela sua disponibilidade ano após ano.

- Obrigado Senhora Maria da Conceição (Mãe do Tó) pelo seu grandioso trabalho na confecção das duas alianças e das duas pequenas almofadas.

- Obrigado Senhora Leonilde Mendonça pela elaboração das letras em estanho para as nossas almofadas, realizando, com o seu dom, um esplêndido trabalho. 

- Obrigado Senhora Palmira (Palmira Tecidos) pela oferta de todos os tecidos usados no andor.

- Obrigado família Parreira por novamente nos receber em sua casa com todo o carinho e alegria para a  construção do andor deste ano.

A todos vós o nosso muito obrigado do fundo do coração.

"Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu."