quinta-feira, 23 de maio de 2013

1º Bodo – 19 de Maio de 2013


   Como não podia deixar de ser o nosso grupo não falha um bodo, como tal no Domingo passado lá estivemos mais uma vez bem divertidos para usufruir de mais um dia em grupo e ao mesmo tempo para animar os que nos rodearam. A "paparoca" estava muito saborosa, pois foi preparada pelos nossos pais com todo o carinho do mundo e partilhada com todos com toda a nossa amizade.

   Todo o grupo esteve animado, cantámos, dançámos, até fizemos uma pequena brincadeira no final. Podemos dizer que foi um dia mesmo à maneira. Obrigado Senhor por mais este maravilhoso dia em grupo!




Que o Senhor derrame sobre nós o seu espírito para que possamos enriquecer as tradições com o verdadeiro Espírito Santo de Deus.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Preparação dos Bodos

   Como já manda a tradição o nosso grupo não deixa passar em branco os Domingos de Pentecostes, como tal fomos buscar os tradicionais carros de bois e as ceves para que nos 2 domingos de Bodo possamos passar uma tarde animada e ao mesmo tempo continuar com uma tradição já muito antiga aqui na nossa Vila.

   O nosso grupo agradece aos nossos pais e às pessoas que nos emprestam os carros e as ceves sempre com a mesma alegria e entusiasmo. Que o Espírito Santo abençoe a todos com a sua chama de amor e que momentos como esse se repitam sempre com a mesma alegria e dedicação!


Envia-me, Senhor o teu Espírito. Que Ele me molde e faça de mim um sinal credível do teu amor.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Procissão de Velas - Nossa Senhora de Fátima


   Neste mês de Maio, a nossa comunidade realizou a Procissão de Velas. 

   No dia 12 de Maio após a celebração eucarística animada pelo Grupo de Jovens Arcanjos procedeu-se à procissão de velas até a Ermida de Nossa Senhora de Fátima (Cabouco), tendo permanecido em vigília de oração durante a noite.
No dia 13 de Maio, a eucaristia foi celebrada pelo nosso grupo na mesma ermida. Na procissão que se seguiu constatou-se uma grande afluência dos paroquianos nesta manifestação de fé.
Chegados à Igreja Paroquial procedeu-se à consagração a Nossa Senhora e a benção para toda a comunidade.

   A mensagem de Nossa Senhora de Fátima continua a ser actual. Ela faz-nos um apelo às virtudes de conversão, oração e sacrificio de que são exemplo e estímulo os três pastorinhos de Fátima. Precisamos continuar a ser preseverantes na oração pela salvação das almas.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Nossa Semana de Louvor ao Divino Espírito Santo

   
   Teve início no dia 7 de Abril a Semana de Louvor ao Divino Espírito Santo organizada pelo nosso grupo. Depois de vários anos a participar na oração dos terços e na sua animação a convite dos imperadores, o grupo decidiu envolver-se ainda mais activamente neste costume tão tradicional e sagrado, por entender ter chegado a hora de prestar o devido reconhecimento e adoração por todas as graças derramadas sobre nós ao longo dos nossos mais de 7 anos de existência. Entendemos também que seria uma oportunidade de gerar uma onda de adoração pela nossa Paróquia, com um pensamento exclusivamente voltado para o louvor ao Espírito Santo e segundo uma ideologia mais humilde, que é algo que devemos ter sempre em mente quanto Lhe prestamos devoção. E foi com esta motivação que demos início à preparação de uma semana inteira de adoração, tentando evangelizar e passar a mensagem.

   Toda a semana de louvor foi baseada na passagem do Evangelista São João: 
"Assim como o Pai me enviou também eu vos envio a vós: recebei o Espírito Santo." 

   Tentámos, pois, transmitir a mensagem de que todos nós devemos ser discípulos do amor de Jesus, apelando à propagação da mensagem do Reino de Deus.

   Durante toda a semana, quisemos apelar à importância de celebrar o Espírito Santo, que nos torna capazes de amar como Jesus amou. Para além desta vivência do amor que celebramos em comunhão, o nosso grupo teve o privilégio de louvar junto da família, de vários Grupos de Jovens de toda a Diocese e de todas as pessoas da nossa e de outras comunidades que se sentiram tocadas e chamadas a participar connosco nesta semana especial. O facto de nos sentirmos tão acarinhados e acompanhados, fez-nos ver que a nossa mensagem estava a ser transmitida com sucesso o que deu ainda mais sentido ao caminho que temos percorrido enquanto grupo.

   A todos aqueles que de alguma forma nos ajudaram na organização dessa semana, nos acompanharam e nos deram o seu carinho e as suas palavras de afecto, o nosso muito obrigado. Estamos profundamente gratos por todo o apoio e dedicação que a nossa comunidade nos emprestou e em especial aos nossos pais e ao Sr. Padre António, que nos apoiaram e nos apontaram sempre o melhor caminho. Queremos, na fé e na esperança abrir os nossos corações e os nossos espíritos, para que o sopro divino do Pentecostes se renove em nós e em toda a igreja. Que o Espírito Santo derrame sobre todos as suas graças. Afinal de contas a semana foi de todos nós!


Abaixo podem ver todas as fotos da nossa semana de louvor em 5 minutos...




 Vinde Espírito Santo!
Enchei-nos da vossa Luz!

domingo, 12 de maio de 2013

Semeador do mês de Maio*

Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de MAIO* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O nosso Altar - Explicação



   Primeiramente, torna-se importante relembrar o tema da nossa Semana da Louvor ao Divino Espírito Santo, do evangelista São João :

 "Assim como o Pai me enviou também eu vou envio a vós: recebei o Espírito Santo". 

   Baseamo-nos neste tema, pois todos nós devemos ser discípulos do amor de Jesus. O nosso grupo recebeu o Epírito Santo, como tal, esse tema serve de apelo a todos nós a levarmos a mensagem do Reino de Deus a todos.

   Todo o altar foi realizado tendo como base algo muito nosso. O nosso símbolo de grupo. Se prestarem atenção, irão perceber que todo o nosso símbolo está lá representado.

   Olhando para a parede podemos ver a pomba da paz, com o ramos da oliveira e o mundo. A pomba é sinal de paz, sinal de pureza e simplicidade. Está também associada a Mensageira, pois, aquando do Dilúvio serviu para Noé saber se a terra estava pronta a ser habitada de novo, tendo trazido no bico um ramo de Oliveira. Com estas interpertações da pomba queremos retratar cada um de nós Cristãos. Deveremos saber ser os Mensageiros da Boa Nova, ser Mensageiros do amor de Deus, vivendo com pureza e humildade as graças que Ele derrama na nossa vida. E, como já foi referido, a pomba que simboliza a paz que ir à volta do mundo levar toda esta mensagem e trazer mais e mais gente à casa do Pai.




   A pomba em espelho, para além de revelar o que foi descrito anteriormente, pretende mostrar que somos o que fazemos. Cada acto que realizamos reflecte aquilo que somos e, como tal, como filhos de Deus, devemos ser luz e guia através de Cristo para aqueles que se encontram mais afastados da Igreja de Jesus.




   As 5 colunas que seguram as 5 coroas do Divino Espírito Santo, pretendem simbolizar a vida.
A primeira e última coluna estão a água e os peixes, símbolo de pureza e vida.





   Na segumda temos areia, estrelas-do-mar e búzios. representando o quão pequenos somos, como um grão de areia, e, ao mesmo tempo, o quanto a nossa vida é importante para o Pai.




   Na terceira coluna podem ver um ramo de flores, mostrando pureza, paz e, também, o nosso enraizar em Cristo Jesus.




   Na quarta  coluna, a que recebe a coroa das promessas, vemos novamente areia, estrelas-do-mar, búzios, e uma garrafa com uma mensagem. Tal como esta garrafa, nós queremos com esta semana trasmitir a mensagem de amor que nos foi dada pela morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. As 5 colunas em sequência crescente representam a nossa caminhada enquanto cristãos..





   Abaixo das colunas podem ver, um selo com o nosso lema de grupo "Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti". Para além de todos os símbolos descritos, o altar está forrado de cor branca, sendo os nosso arranjos brancos também. Com isto pretendemos apelar à simplicidade, pureza, humildade, paz e luz, que é algo que devemos ter sempre em mente quando prestamos louvor ao Divino Espírito Santo.



Com esta semana de oração e louvor pedimos ao Senhor que derrame sobre todos nós as graças e bênçãos que mais necessitamos.