segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Andor do Arcanjo São Gabriel 2013


    Este ano o nosso grupo ficou responsável pela ornamentação do andor do Arcanjo São Gabriel.

«Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». Disse-lhe o anjo «Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo». Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 28, 31-32, 38)

    A base de todo o andor vai ao encontro da mensagem que este arcanjo transmitiu a Maria, nossa Mãe, tendo como tema: Jesus, a nota perfeita no coração de Maria.

 (Projeto desenhado pelo Nuno Parreira)

    Toda a base do andor alude para a ideia de uma estante de pautas musicais, pois como ele é associado a uma trombeta quisemos explorar a vertente da música mas também o lado da mensagem. Uma das formas que nós, Mensageiros, melhor transmitimos a mensagem de Deus é através da música, pelo que escolhemos para a pauta musical a música "Avé Maria", relembrando a saudação do Arcanjo a Maria.







(Fotos de António Silva)

    Ao olharmos para a pauta musical, podemos ver lírios azuis e tulipas vermelhas. Os lírios azuis pretendem simbolizar o manto de Maria, ao passo que a cor das tulipas simbolizam a descida do Espírito Santo sobre Maria quando esta deu o seu "sim" a Deus.

    A parte posterior da pauta encontra-se forrada por um tecido Verde. Pretendemos aludir para a cor do nosso grupo mas também para o facto de São Gabriel ser o Anjo da Esperança, da Boa Nova, pois veio ao mundo trazer uma mensagem de amor e de renovação com o nascimento de Jesus Cristo.

    Para finalizar, as flores utilizadas em todo o andor são de cor rosa de forma a relembrar o lado materno de Maria, pois através dela que Deus mandou o Seu filho muito amado. As notas musicais presentes nos arranjos foram a forma que escolhemos para nos representar enquanto mensageiros do amor de Deus, espalhando-o de uma forma que adoramos, através da música.

Deixamos abaixo um pouco da construção do nosso andor :D


    Por fim, e não menos importante, queremos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram na elaboração e ornamentação deste andor:


- Ao Sr. Roberto Pereira por nos ajudar a fazer a parte de madeira, correspondente à pauta musical;

-Ao Sr. Jorge Rocha pela sua maravilhosa pintura, realizando, com o seu dom, uma verdadeira obra-prima;

- Ao Sr. Marco Borges pelos maravilhosos arranjos que deram outro brilho ao nosso andor.

«Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar a Boa-Nova» (Lc 1, 19)

3 comentários:

Renato Pereira disse...

ES-PE-TA-CU-LAR

como sempre, criativos, jovens e arrojados

muitos parabéns!

Vocês Mensageiros são uma bênção de Deus para a vossa Paróquia!

Abraço a todos

Grupo de Jovens "Os Mensageiros" disse...

Muito Obrigado Renato :)

Abraço grande cheio de saudade!*

Grupo de Jovens "Os Mensageiros" disse...

Muito Obrigado Renato :)

Abraço grande cheio de saudade!*