segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Parabéns Mensageiros :D*


"Já reli os meus ficheiros,
E já abri a porta do sacrário.
Por isso agora aos mensageiros,
Me resta desejar bom aniversário"

"Um bom dia quero dar
A ninguém de diferente,
Abraço/beijo quero mandar
Para quem está no continente."
                                                  Nuno Ormonde


É com imensa alegria que festejamos hoje o nosso 7º aniversário. Festejamos toda uma caminhada que tem vindo a ser realizada durante 7 anos em prol do nosso ideal como cristãos, ir ao encontro de Jesus Cristo.

Muita paz, saúde e amizade para todos nós*
 Feliz Aniversário Mensageiros!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Miguel Arcanjo 2012


   No dia 7 de Outubro, decorreu a celebração eucarística e a procissão em honra da Senhora do Rosário padroeira das festas e de S. Miguel Arcanjo padroeiro da nossa paróquia. Apesar das ameaças constantes que o tempo podia piorar ao sair da igreja, o povo manifestou a sua fé e participou activamente dando uma mensagem de unidade paroquial.


   É disso exemplo a organização dos andores, a participação da catequese paroquial e das outras entidades da nossa comunidade, a decoração do trajecto da procissão com tapetes, arco, bandeiras e a adesão humana na bênção final.


Deixamos aqui os vídeos dessa grande manifestação de fé vivida por toda a nossa comunidade!





" A alma de Maria esteja em cada um de vós, para louvar o Senhor; o espírito de Maria esteja em vós para regozijar em Deus."

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Andor do Arcanjo São Rafael 2012

  
   Este ano ficamos responsáveis pela ornamentação do andor do Arcanjo São Rafael.
Inspirámo-nos na temática do Anjo da Cura, pois São Rafael é considerado aquele que torna as relações saudáveis e que cura os enfermos.

 
   Foi bastante trabalhoso e exigiu muito de cada um, mas é na beleza do trabalho em grupo que no fim podemos apreciar os seus frutos, vendo o nosso andor foi construído com o contributo de cada um de nós.


   As velas: representam as promessas de todas as pessoas que, como manifestação de fé, as usam nas suas peregrinações e nas suas orações, quando rezam por alguém que se encontre doente, ou como forma de pagar a promessa pela cura de outrem;

   Flores amarelas: aludem à mensagem escolhida, representando a cor da Medicina, que é a ciência que se ocupa de curar e prevenir a doença;

   Os dois Cubos e o Símbolo da Medicina: da mesma forma que as flores, estes símbolos aludem para a Medicina como cura da doença, sendo que ambos os cubos estavam representados instrumentos da medicina, tais como, o estetoscópio e os comprimidos (representando a medicação dada para curar a doença).

   Para finalizar gostaríamos de agradecer ao Senhor Marco Borges e a Vânia Ormonde pela sua ajuda e contributo na realização do nosso andor este ano. Que Deus derrame sobre vós todas as graças!

Que São Rafael nos ampare e nos livre da doença. Amém.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tradicional tapete para a Procissão das Festas das Lajes

  
   Como já vem sendo habitual, os Mensageiros ficaram responsáveis por fazer o tapete em frente à igreja Paroquial, para a Procissão em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Miguel Arcanjo. Assim, no dia 30 de Setembro reunimo-nos para a pintura do farel.

   É sempre um processo cansativo e demoroso, mas, este ano, correu muito bem, pois, devido à nossa preparação e experiência de outros anos, já sabíamos quase todos o que fazer, trabalhámos todos em conjunto e, assim foi muito mais fácil e muito mais rápido. Em união, de facto, consegue-se alcançar maravilhas!

   No dia 7 de Outubro, juntámo-nos umas horas antes da procissão para fazer o tapete. Todos juntos, graças à boa disposição,vontade e empenho, fizemos um comprido tapete, desde a Igreja até à casa do Senhor Elmano, pois tínhamos muito farel e tempo, assim, só paramos quando alcançamos o outro tapete e lá se fez uma bonita ligação!

   Não podemos deixar de agradecer ao Senhor Gerardo que nos emprestou a sua carrinha para transportarmos as sacas de farel e a verdura, ao Décio Meneses pelos corantes , às várias pessoas que nos deram o farel e a todos aos que ajudaram na realização do Tapete!

O tempo é bem utilizado, quando é utilizado para Deus.

domingo, 14 de outubro de 2012

Reflexão sobre o XXVIII Domingo do T.C.


   A liturgia do 28º Domingo Comum convida-nos a reflectir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna.
    
   Na primeira leitura, Sab 7, 7-11, um "sábio" de Israel apresenta-nos um "hino à sabedoria". O texto convida-nos a adquirir a verdadeira "sabedoria" (que é um dom de Deus) e a prescindir dos valores efémeros que não realizam o homem. O verdadeiro "sábio" é aquele que escolheu escutar as propostas de Deus, aceitar os seus desafios, seguir os caminhos que ele indica.

   A segunda leitura, Hebr 4, 12-13 convida-nos a escutar e a acolher a Palavra de Deus proposta por Jesus. Ela é viva, eficaz, actuante. Uma vez acolhida no coração do homem, transforma-o, renova-o, ajuda-o a discernir o bem e o mal e a fazer as opções correctas, indica-lhe o caminho certo para chegar à vida plena e definitiva.

   O Evangelho, Mc 10, 17-30 apresenta-nos um homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus convida-o renunciar às suas riquezas e a escolher "caminho do Reino" - caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. É nesse caminho - garante Jesus aos seus discípulos - que o homem se realiza plenamente e que encontra a vida eterna.

 "Saciai-nos, Senhor, com a vossa bondade,
e exultaremos de alegria."

Participação no Grupo de Oração

   
   No dia 3 de Outubro, Os Mensageiros foram rumo à vizinha Vila Nova, participar com os "Amigos de Jesus", no Grupo de Oração. Foi com muita alegria que nos dirigimos até lá. vivendo momentos de alegria, partilha e sinceridade.

   O tema abordado foi a parábola do Cego Bartimeu, e, para nós, foi muito interessante ouvir as palavras de reflexão do Pe. Zanon, bem como as partilhas transmitidas, que nos fazem pensar e persistir em clamar por Jesus, como fez Bartimeu puxando a capa com alegria e aproximando-se de Jesus.
   Louvado seja Deus por este encontro entre os dois grupos, bem como com as pessoas presentes.


Senhor, nós queremos sempre estar nesta "onda" que é Jesus Cristo, pois é Ele que faz "mexer e remexer" o nosso coração!"

Obrigado aos Amigos de Jesus pela iniciativa e convite!

sábado, 6 de outubro de 2012

Reflexão sobre o XXVII Domingo do T.C.


   As leituras do 27º Domingo Comum apresentam, como tema principal, o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.
 
   A primeira leitura, Gen 2, 18-24 diz-nos que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a mulher formarão "uma só carne". Ser "uma só carne", implica viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.

   A segunda leitura, Hebr 2, 9-11 lembra-nos a "qualidade" do amor de Deus pelos homens... Deus amou de tal forma os homens, que enviou ao mundo o seu Filho único "em proveito de todos". Jesus, o Filho, solidarizou-se com os homens, partilhou a debilidade dos homens e, cumprindo o projecto do Pai, aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas consequências. Ligando o texto da Carta aos Hebreus com o tema principal da liturgia deste Domingo, podemos dizer que o casal cristão deve testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.

   No Evangelho, Mc 10, 2-16 Jesus, confrontado com a Lei judaica do divórcio, reafirma o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: eles foram chamados a formar uma comunidade estável e indissolúvel de amor, de partilha e de doação. A separação não está prevista no projecto ideal de Deus, pois Deus não considera um amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num compromisso indissolúvel, respeita o projecto primordial de Deus para o homem e para a mulher.

 "O Senhor nos abençoe em toda a nossa vida."

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Semeador do mês de Outubro*


Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de Outubro* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****