sábado, 28 de julho de 2012

Reflexão sobre o XVII Domingo do T.C.


   A liturgia do 17º domingo Comum dá-nos conta da preocupação de Deus em saciar a “fome” de vida dos homens. De forma especial, as leituras deste domingo dizem-nos que Deus conta connosco para repartir o seu “pão” com todos aqueles que têm “fome” de amor, de liberdade, de justiça, de paz, de esperança.
 
   Na primeira leitura (2 Reis 4, 42-44), o profeta Eliseu, ao partilhar o pão que lhe foi oferecido com as pessoas que o rodeiam, testemunha a vontade de Deus em saciar a “fome” do mundo; e sugere que Deus vem ao encontro dos necessitados através dos gestos de partilha e de generosidade para com os irmãos que os “profetas” são convidados a realizar.

   Na segunda leitura (Ef 4, 1-6), Paulo lembra aos crentes algumas exigências da vida cristã. Recomenda-lhes, especialmente, a humildade, a mansidão e a paciência: são atitudes que não se coadunam com esquemas de egoísmo, de orgulho, de auto-suficiência, de preconceito em relação aos irmãos.

   O Evangelho (Jo 6, 1-15) repete o mesmo tema. Jesus, o Deus que veio ao encontro dos homens, dá conta da “fome” da multidão que O segue e propõe-Se libertá-la da sua situação de miséria e necessidade. Aos discípulos (aqueles que vão continuar até ao fim dos tempos a mesma missão que o Pai lhe confiou), Jesus convida a despirem a lógica do egoísmo e a assumirem uma lógica de partilha, concretizada no serviço simples e humilde em benefício dos irmãos. É esta lógica que permite passar da escravidão à liberdade; é esta lógica que fará nascer um mundo novo.

"Abris, Senhor, as vossas mãos
e saciais a nossa fome."

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Actividade “Envelhecimento Activo" - 19 de Julho de 2012


No dia 19 de Julho, o nosso Grupo uniu-se aos idosos do Centro de Convívio das Lajes proporcionando-lhes um dia de convívio e de alegria desenvolvendo durante a tarde actividades apropriadas para este grupo alvo.

A prova de cultura geral, de matemática, o jogo do labirinto e do iogurte, o jogo de derrubar as latas e acertar com os novelos de lã no cesto, foram alguns dos desafios que os idosos realizaram afincadamente e com boa disposição.

O grupo pretendia com esta actividade a promoção e estimulação cognitiva e o desenvolvimento motor  do indivíduo. Incentivá-los para o exercício físico e criatividade, apelando-os para que continuem a desempenhar um papel activo na sociedade.
Sensibilizá-los para viverem uma vida o mais saudável e gratificante possível, demonstrando-lhes algumas actividades simples que deverão executar frequentemente nos centros de convívios e de dia.

Com isto, pudemos retirar-lhes da monotonia do seu quotidiano, oferecendo-lhes uma tarde de boa disposição, de alegria e ao mesmo tempo pudemos desenvolver um pouco as suas capacidades que com o processo de envelhecimento vão sendo cada vez mais deficientes.

A convivência intergeracional é deveras importante, pois os mais velhos têm muito que nos ensinar, mas nós, jovens, também temos muito para lhes oferecer.

"Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito."

sábado, 21 de julho de 2012

Parabéns Lisandra Rego & Bárbara Estêvão

 
 Que neste dia tão especial o Senhor esteja na vossa frente
para vos mostrar o caminho certo…
 
 
Que o Senhor esteja ao vosso lado,
para vos abraçar e proteger…
 
Que o Senhor esteja debaixo de vocês,
para vos amparar quando caírem
e que vos tire das armadilhas…
 
Que o Senhor esteja dentro de vós,
para vos consolar quando estiverem tristes…
 
Que o Senhor esteja ao redor de vocês,
para vos defender quando outros vos atacarem…
 
Que o Senhor esteja sobre
vocês abençoando-vos sempre…
 
Que os vossos caminhos permaneçam sempre iluminados,
para que possam continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de trilhar um pouco desta vossa longa jornada! 
 Muita saúde, paz , felicidade e alegria…
Tudo de melhor para vocês… neste dia tão especial!
Feliz Aniversário Irmãs!!

domingo, 15 de julho de 2012

Procissão de N.ª Sr.ª do Carmo


Hoje dia 15 de Julho tivemos a procissão de Nossa Senhora do Carmo pelo percurso habitual com os andores com a imagem da Nª . Sr:ª e de São Simão Stock (carmelita inglês que recebeu das mãos de Nossa Senhora o Seu famoso Escapulário, sob a promessa de divinas graças que seriam concedidas aos seus confrades que usassem com devoção.)

Os Caminhos estavam enfeitados assim como as casas das pessoas com bandeiras e colchas. Um bem-haja a todos que colaboraram na preparação desta procissão nomeadamente à Ordem do Carmo, grupo esse que após a sua fundação em 1880 mantém-se em actividade na nossa paróquia .

Que Nossa Senhora do Carmo derrame sobre todos nós as suas graças!

sábado, 14 de julho de 2012

Reflexão sobre o XV Domingo do T.C

 

A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum recorda-nos que Deus actua no mundo através dos homens e mulheres que ele chame e que ele envia como testemunhas do seu projecto de salvação. Esses "enviados" devem ter como grande prioridade a fidelidade ao projecto de Deus e não a defesa dos seus próprios interesses ou privilégios. 

A primeira leitura (Amós 7, 12-15) apresenta-nos o exemplo do profeta Amós. Escolhido, chamado e enviado por Deus, o profeta vive para propor aos homens - com verdade e coerência - os projectos e os sonhos de Deus para o mundo. Actuando com total liberdade, o profeta não se deixa manipular pelos poderosos nem amordaçar pelos seus próprios interesses pessoais.

A segunda leitura (Ef 1, 3-14) garante-nos que Deus tem um projecto de vida plena, verdadeira e total para cada homem e para cada mulher - um projecto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projecto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.

No Evangelho (Mc 6, 7-13), Jesus envia os discípulos em missão. Essa missão - que está no prolongamento da própria missão de Jesus - consiste em anunciar o Reino e em lutar objectivamente contra tudo aquilo que escraviza o homem e que o impede de ser feliz. Antes da partida dos discípulos, Jesus dá-lhes algumas instruções acerca da forma de realizar a missão... Convida-os especialmente à pobreza, à simplicidade, ao despojamento dos bens materiais. 

  "Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor
e dai-nos a vossa salvação."

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vigília de Oração pelas Vocações – Santa Bárbara


     No dia 4 de Julho, unimo-nos com os outros grupos de jovens, com os Seminaristas e com o Padre Júlio, o Padre Luís e o Padre Tiago, na igreja Paroquial de Sta. Bárbara, numa Vigília de Oração pelas vocações dos Jovens.

     No início da vigília foram abordadas as várias vocações que podem ser despertas no coração do jovem cristão, desde o ministério ordenado, à vida religiosa, vida matrimonial ou até leigos consagrados. Numa fase posterior, tivemos em adoração ao Santíssimo, cantando, louvando, reflectindo e, também, buscando a Deus no silêncio.

    Já perto do final, houve um Breve Testemunho por parte de um Seminarista presente, que demonstrou, através da sua história de vida, que por muito que desejemos fugir da nossa vocação, Deus sabe a que somos chamados e qual a nossa missão e, por isso, mais tarde ou mais cedo assumiremos a nossa vocação de cristãos.

   Está Vigília veio numa fase muito importante para todos os jovens presentes, pois, chegado o verão, muitos se perdem para o mundo, sendo necessário reavivar a chama interior de cada um sempre que possível.

Que o Senhor abençoe todos os que trabalharam para que esta Vigília fosse possível!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bodas Prata do Pe. António Rocha - 25 anos de Sacerdócio*


No passado dia 28 de Junho celebramos os 25 anos de Sacerdócio do Pe.António Rocha.
Foi com muito entusiasmo e agrado que nos preparamos para aquele que foi um dia de festa na nossa Paróquia!

Chegado o dia, nada melhor que a Igreja cheia para celebrar a vida em Cristo daquele que tem sido o nosso Bom Pastor há cerca de 12 anos!

Foi uma celebração simples e muito bonita, presidida pelo próprio Pe. António na companhia de 5 Sacerdotes da zona do Ramo Grande, e de toda a sua comunidade, família e pessoas que, de alguma forma, se sentiram tocadas pelas suas palavras e/ou acções. Posteriormente, deslocamo-nos ao Centro Paroquial, para o convívio entre Pároco e Paroquianos.

A nós resta-nos agradecer uma vez mais todo o empenho, carinho e dedicação demonstrados pelo Pe. António, ele que é o grande pilar e Pastor do nosso grupo!

Deixamos o vídeo que o nosso grupo fez para o final da Celebração :)


“Chamado para ser apóstolo, escolhido para o Evangelho de Deus” (Rm 1,1)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pensamento do Mês de Julho


Semeador do mês de Julho*


Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa Paróquia referente ao mês de Julho* no nosso Blog ;D 
*****Visitem esse nosso cantinho*****

domingo, 1 de julho de 2012

Parabéns Tiago Dias*


Hoje, o nosso grupo lembrou-se de ti e desejou que tivesses um dia muito especial... Mais ainda, que se prolongasse por muitos e muitos anos. E esse pensamento iluminou as nossas orações, nas quais pedimos a Nossa Senhora que te proteja  e te conceda todas as graças, especialmente aqueles de que Tu mais necessitas. 

Muita Paz, Saúde & Alegria!
Feliz Aniversário Irmão :D