segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Grupo de Jovens Adolescentes Chamas do Espírito


O Grupo de Jovens Adolescentes Chamas do Espírito, nasceu a 28 de Outubro de 2011, na Vila Nova. Tem como sua coordenadora a Sra. Manuela Marques, como diretor espiritual o Sr. Padre Francisco Zanon e conta, atualmente, com 20 elementos. A sua principal atividade inicialmente é animar a Eucaristia da Catequese.
    
Esse grupo tem como objetivos acolher todos os jovens de igual modo, crescer na fé, aperfeiçoar a personalidade e atitudes dos membros, descobrir talentos e aptidões e tornar-se um grupo de amigos divertidos e unidos.

Para nós Grupo de Jovens Mensageiros é uma alegria enorme saber que cada vez mais existe jovens comprometidos com Cristo e com a sua igreja. Todos juntos seremos capazes de enfrentar obstáculos e fazer maravilhas em nome de Deus.




Que Deus ilumine todos esses jovens com uma luz de esperança e de amor.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Parabéns Paulo Santos ;D


Que neste dia tão especial, a bondade maternal de Maria 
seja como o sol que ilumina o teu caminho...
Que Maria esteja ao teu lado, para te proteger...
Que Ela te cubra com a Sua graça, e te conceda tudo o que desejas... A começar pela maior felicidade deste mundo... 
Parabéns, neste dia de alegria!
Feliz Aniversário!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Reflexão sobre o IV Domingo do T.C.


A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum garante-nos que Deus não se conforma com os projectos de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projecto de liberdade e de vida plena.

A primeira leitura propõe-nos – a partir da figura de Moisés – uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresenta-lhes, de forma bem perceptível, as suas propostas.

A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.

O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projecto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua acção, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.

 "Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações"

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parabéns "Arcanjos" ;D

Muitos Parabéns pela vossa caminhada nestes 9 anos, que continuem a partilhar a mensagem de Cristo com a mesma força e perseverança que sempre tem tido! 
E façam sempre jus ao lema 
"Arcanjos unidos, permanecem unidos."

(Foto do 8º Aniversário da Associação Grupo de 
Jovens Arcanjos com o nosso grupo)

Muita saúde, paz e alegria...
Feliz Aniversário Irmãos!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Reflexão sobre o III Domingo do T.C.


A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda, uma vez mais, que Deus ama cada homem e cada mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus.

A primeira leitura diz-nos – através da história do envio do profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive – que Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação. A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus.

A segunda leitura convida o cristão a ter consciência de que “o tempo é breve” – isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. Deus convida cada cristão, em marcha pela história, a viver de olhos postos no mundo futuro – quer dizer, a dar prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do “Reino”.

No Evangelho aparece o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Marcos avisa, contudo, que a entrada para a comunidade do Reino pressupõe um caminho de “conversão” e de adesão a Jesus e ao Evangelho.

 «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»

sábado, 21 de janeiro de 2012

Parabéns Samuel Meneses ;D



Todo o Grupo deseja-te um Aniversário cheio de Paz...
Que os sentimentos mais puros se concretizem em gestos de Bondade, e o Amor encontre abertas as portas do teu Coração.
Que o Senhor esteja sempre contigo, ouça ás tuas preces, e que te ajude a caminhar sempre na fé.
 Muita Saúde, Esperança e Alegria.
Feliz Aniversário Irmão*

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

Animação da Missa do Lar D. Pedro V - 14 de Janeiro de 2012


O nosso Grupo voltou com imensa satisfação ao Lar D.Pedro V no passado Sábado, para animar mais uma celebração!

Como sempre, fomos muito bem acolhidos e, no fim, sentimo-nos sempre felizes por ir espalhar um pouco mais da nossa alegria, juventude e de espalhar sorrisos pela sala.

Obrigado Senhor, pelas graças que em nós derramas e por dares a oportunidade de ser Mensageiro do Teu amor e do Teu Reino!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Reflexão sobre o II Domingo do T.C


A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.
 
A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.

Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.

O Evangelho descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.

«Foram ver onde morava e ficaram com Ele»

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Parabéns Sra. Rita ;D


" A Sra.Rita vai ser abençoada pois o Senhor vai derramar o Seu amor... A Sra.Rita vai ser abençoada pois o Senhor vai derramar o Seu amor.

Derrama Senhor, derrama Senhor, derrama sobre ela o Teu amor... Derrama Senhor, derrama Senhor, derrama sobre ela o Teu amor.

 A Sra.Rita já foi abençoada, pois o Senhor já derramou o Seu amor... A Sra.Rita já foi abençoada, pois o Senhor já derramou o Seu amor.

Obrigado Senhor, obrigado Senhor , obrigado pelo amor derramado... Obrigado Senhor, obrigado Senhor, obrigado pelo amor derramado!

Muita saúde, paz e felicidade! 
"Feliz Aniversário"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deus Conta Contigo*


Deus pode dar a fé,
mas tu podes dar o teu testemunho.
Deus pode dar a esperança,
mas tu podes dar confiança aos outros.
Deus pode dar o amor,
mas tu podes ensinar o outro a amar.
Deus pode dar a paz,
mas tu podes semear a união.
Deus pode dar a força,
mas tu podes dar coragem a um triste.
Deus é o caminho,
mas tu podes indicá-lo aos outros.
Deus é a luz,
mas tu podes fazê-la brilhar nos olhos dos outros.
Deus é a vida,
mas tu podes oferecer aos outros a vontade de viver.
Deus pode fazer o que parece impossível,
mas tu podes sempre fazer o possível.
Deus é suficiente em Si mesmo,
Mas... prefere contar contigo!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Procissão do Menino Jesus - 8 de Janeiro de 2012


O Menino nasceu e nada melhor do que fazer parte de uma manifestação de fé em seu nome!

No passado Domingo, os Mensageiros participaram com alegria e devoção na Procissão do Menino Jesus, juntamente com muitos meninos da catequese, os seus pais e os seus catequistas.

É bom vermos a dedicação dos catequistas nestas manifestações de fé, e de presenciarmos a alegria das crianças em estar na "sua" Procissão, pois como refere o Padre António, está é a "Procissão das crianças".

Cantamos e rezámos durante a procissão, e, quando chegamos ao Centro Paroquial, tal como os Reis Magos fizeram há mais de 2 mil anos atrás, oferecemos as nossas prendas ao Menino Jesus. No entanto, o que Ele mais quer é o nosso coração, por isso, vamos recebê-Lo e adorá-Lo com muita fé e amor na nossa vida.



Que o Menino Jesus renasça no coração de todos e derrame sobre nós todas as graças e bênção que necessitamos na nossa vida!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Reflexão sobre Epifania do Senhor

A liturgia deste Domingo leva-nos à manifestação de Jesus como “a luz” que atrai a si todos os povos da terra. Essa “luz” incarnou na nossa história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de salvação/libertação.

A primeira leitura, anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que alegrará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.

No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos”, atentos aos sinais da chegada do messias, que o aceitam como “salvação de Deus” e o adoram. A salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.

 «Brilha sobre ti a glória do Senhor»

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Meninos 2011 - 29 de Dezembro*


Hoje é dia de Reis e nessa data comemora-se a visita dos Reis Magos a Jesus Cristo.
Tal como antigamente os Reis Magos deixaram tudo para ir visitar o menino, nós como tem vindo a ser tradição fomos visitar esse mesmo menino a casa de cada elemento do grupo espalhando paz, alegria, amor e união em volta desse mesmo nascimento.
Foi uma noite muito agradável vivida por todo o grupo e pelos familiares do mesmo :D

Deixamos abaixo as fotos desta noite memorável.



Que possamos ter sempre estes pequenos momentos de alegria e união em torno de todo o grupo e de Jesus Cristo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Semeador do mês de Janeiro

Já se encontra disponível o Jornal Mensal da nossa 
Paróquia referente ao mês de Janeiro no nosso Blog ;D 
Visitem esse nosso cantinho...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Reflexão sobre Santa Maria, Mãe de Deus - 01 Janeiros 2012

 Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes. Celebra-se, em primeiro lugar, a solenidade de Santa Maria, mãe de Deus: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador. Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.
As leituras que hoje nos são propostas exploram, portanto, estas diversas coordenadas. Elas evocam esta multiplicidade de temas e de celebrações.
 
Na primeira leitura, sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa caminhada e recorda-se que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude.
 
Na segunda leitura, a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”. É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe “abbá” (“papá”).
 
O Evangelho mostra como a chegada do projecto libertador de Deus (que se tornou realidade plena no nosso mundo através de Jesus), provoca alegria e felicidade naqueles que não têm outra possibilidade de acesso à salvação: os pobres e os marginalizados. Convida-nos, também, a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhar o desígnio libertador de Deus no meio dos homens.
Maria, a mulher que proporcionou o nosso encontro com Jesus, é o modelo do crente que é sensível aos projectos de Deus, que sabe ler os seus sinais na história, que aceita acolher a proposta de Deus no coração e que colabora com Deus na concretização do projecto divino de salvação para o mundo.

 «Encontraram Maria, José e o Menino.
E depois de oito dias, deram-Lhe o nome de Jesus»